Prefeitura firma parceria com a Emater Castanhal para garantir o fortalecimento da agricultura familiar no município

2427

A convite da supervisão regional da Emater Pará, o Prefeito Pedro Coelho visitou as instalações da unidade de Castanhal que há mais de quarenta anos garante assistência técnica ao homem do campo.

O Secretário de Agricultura, Gilberto Medeiros e a Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino, acompanharam o Prefeito que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela instituição.

O engenheiro agrônomo Edilberto Marcuartú, chefe do escritório local, apresentou os projetos que são desenvolvidos na região e que vem fortalecendo a agricultura familiar na zona rural de Castanhal. Hoje a equipe multidisciplinar da Emater mantém um plano de ação com o fortalelcimento dos processos de cultivo, colheita e beneficiamento de produtos rentavéis na agroindustria paraense. “A Emater é precursora nas atividades agrícolas da região. Nossa instituição busca parcerias e isso que queremos com a nova gestão”, ressaltou a Supervisora Regional da Emater, Norma Rosa. 

O Prefeito Pedro Coelho demostrou total interesse de unir as forças com a Emater Castanhal, através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com o prefeito, não há dúvidas de que o programa de assistência técnica e extensão rural da Emater pode ajudar de forma prática e emergencial no combate ao èxodo rural. ” Temos que manter o homem no campo através de incentivos e projetos consistentes. A migração do produdor rural para cidade acaba aumentando as desigualdades sociais”, alertou Pedro Coelho.

Por Rivan Jatene-Ascom
Fotos: Wanderley Souza-Ascom