Prefeitura inicia a 2ª etapa de Vacinação Contra a Gripe

1561

Muitos idosos e portadores de doenças crônicas procuraram os postos de saúde para se vacinar contra a gripe influenza na manhã de hoje!

Na primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, onde foram vacinados 2. 136 profissionais de saúde e 11.178 pessoas com mais de 60 anos que foram vacinadas nos postos de saúde e no drive-thru, montado pela Prefeitura de Castanhal atrás da Catedral.

O público-alvo desta segunda fase da campanha iniciada dia 16/04, se estende aos portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, motorista de ônibus coletivos, profissionais da força de segurança e salvamento, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Mas a preocupação da Coordenadora da Central de Vacinas de Castanhal, Milena Santos, é que na primeira etapa um grande número de idosos e profissionais da saúde não foram vacinados e para essa etapa a SESPA enviou apenas 9.720 doses, insuficientes para atender todos os grupos prioritários das áreas urbana e rural do município.

A Secretária Municipal de Saúde, Carla Lima, informou que as vacinas estão sendo distribuídas nas unidades de saúde gradativamente, ontem a tarde alguns postos foram abastecidos e hoje pela manhã tivemos algumas dificuldades por conta da chuva, mas que na segunda feira conclui-se esse abastecimento dentro das possibilidades devido ao estoque baixo que foi repassado pelo estado. E que está tomando medidas para que a SESPA, possa fornecer mais vacinas.

“Esperamos que a SESPA possa compreender a nossa necessidade e enviar mais doses. Essa é uma vacina que ajuda muito nessa época de síndrome respiratória a ter um descarte para a influenza H1N1, disse.

Nesse tempo de pandemia do Coronavírus, seu Francisco Alves de 62 anos, que está no grupo de risco diz ter feito os procedimentos de prevenção e o cuidado de ficar em casa. Ele esqueceu de tomar a vacina contra o H1N1, na primeira fase do programa e agora foi um dos primeiros. “Temos que ter essa consciência que a vacina nos protege de muita coisa, aconselhou os outros idosos que também procurem tomar a vacina”, alertou.
Fonte: ASCOM-PMC.