Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o Plano Diretor Participativo

1526

O Governo de Todos através Secretaria de Planejamento realizou na quarta-feira, 6, a 1ª Audiência Pública, onde foi apresentado o Plano de Ação de Revisão do Plano Diretor Municipal Participativo de Castanhal, a Audiência aconteceu na Câmara de Vereadores e foi explicado as etapas e fases do processo. O momento possibilitará a inserção de sugestões, críticas e opiniões da comunidade, que posteriormente vão servir como base para a tomada de decisão da administração municipal.

A Presidente da Câmara, Luciana Castanheira, parabenizou o Governo Municipal pela iniciativa. “Não podemos negar o compromisso que o atual governo tem demonstrado a cada dia com a população castanhalense. Sabemos que o Plano Diretor deve ser revisado a cada 10 anos, e com certeza muita coisa já mudou. Posteriormente nós que integramos o poder legislativo teremos que aprovar o Plano, o qual inclusive prioriza bastante pautas como políticas públicas para o nosso município, Castanhal só tem a ganhar com isso”, ressaltou.
De acordo com o Ministério das Cidades, a revisão do Plano Diretor permite Diagnosticar a nova configuração urbana da cidade que ocorreu ao longo desse período, identificando suas peculiaridades para atender a todas as demandas e o incentivo à participação da comunidade nesse processo. “Esse momento é de fundamental importância para os projetos que o município pretende desenvolver, sabemos que o Plano Diretor é uma exigência legal então o município de Castanhal está corretíssimo em buscar essa exigência legal”, explicou, Ingrid Souza Mendes, que é Direitora de política setorial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento de Obras Públicas (SEDOP).
O Secretário de Planejamento, Francisco André, disse que esse é mais um compromisso que o Governo de Todos está cumprindo. “Hoje é um dia em que não só o Governo Municipal, mas sim, a sociedade como um todo se reúne para tratar deste assunto tão importante que é a revisão do Plano Diretor Participativo, onde abordamos temas como a melhoria em áreas com a saúde, educação, assistência social, dentre outras. Além de estarmos obedecendo a lei que determina este trabalho, também estamos buscando o avanço do nosso município”, disse.

O Prefeito Coelho Filho, disse que é a primeira vez que o Plano Diretor está sendo discutido amplamente com a sociedade. “Antes acontecia apenas o plano no âmbito técnico e hoje está sendo bem diferente, estamos dando a oportunidade para que a sociedade participe desse deste momento que é determinante para os próximos 10 anos de governo municipal. Ficamos muito contentes em perceber que a população está se interessando mais por assuntos que estão relacionados a gestão pública”, finalizou.
Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderley Souza-Ascom.