Prefeitura realiza encontro do comitê de gerenciamento de crise no enfrentamento do coronavírus em Castanhal

978

Na quinta reunião por vídeo conferência com representantes de vários segmentos da sociedade, o prefeito Pedro Coelho Filho e sua equipe expuseram as ações que têm sido feitas pela prefeitura no combate ao Coronavírus e o cenário atual da saúde no município frente a pandemia.

Foi decidido, em acordo com o decreto estadual, e anuência do Ministério Público, a alteração no decreto municipal em relação ao horário de funcionamento do comércio varejista, que passa a funcionar de 9h às 17h, a partir de segunda-feira, 27.

“Atendemos ao pedido dos empresários e chegamos a um denominador comum e o comércio estenderá seu funcionamento. Nossas medidas tem recebido elogios inclusive de Promotores do Estado. Agradecemos, e vamos continuar tomando novas ações assim que forem necessárias no enfrentamento dessa pandemia”, ressaltou o Prefeito Pedro Coelho Filho.

Essa medida visa também desconcentrar o movimento pela manhã, evitando aglomerações.
Drª Louise Silva, Promotora de Justiça, parabenizou a Prefeitura, através de um grupo de Promotores do Estado, pela iniciativa que o poder público municipal tem tomado no enfrentamento ao Coronavirus, como a higienização da cidade, implantação das pias móveis na área da Ceasa e distribuição de máscaras.

A medida do novo horário de abertura do comércio foi elogiada pelo Presidente da Associação Comercial e industrial de Castanhal, Pabeto Sales. “Agradecemos ao prefeito por entender que o comércio precisa atender melhor a população.
Acreditamos que com o horário do comércio estendido vai até diminuir o número de pessoas nas filas dos bancos. Estamos fazendo a nossa parte também na conscientização dos lojistas e consumidores para o uso de máscaras, uso de álcool em gel e práticas de distanciamento.

Por fim, instalamos pias com sabão no canteiro central da Barão do Rio Branco, para a higienização das mãos”, esclareceu.

Dom Carlos Verzeletti, parabenizou as ações tomadas pela prefeitura no enfrentamento da crise do Coronavírus. Disse também que a Diocese de Castanhal tem feito sua parte, confeccionando máscaras e doando alimentos às famílias carentes.

A Chefe de Gabinete, Carmem Quadros, classificou como muito produtiva a reunião por vídeo conferência. “Apresentamos o cenário atual de Castanhal e o que tem ocorrido no âmbito da saúde. As medidas de fiscalização e as dificuldades da prefeitura na aquisição de equipamento.

Temos estudado medidas junto com os bancos para amenizar as aglomerações nas agências. E vamos continuar com processo de fiscalização da vigilância, guarda civil e apoio da polícia militar, para que todos entendam a importância do distanciamento e uso de máscaras, tanto nos locais públicos quanto privado”, finalizou.

Fonte: ASCOM-PMC.