Projeto da Prefeitura vai trabalhar na qualidade do Açaí vendido em Castanhal

1887

Embora seja um dos mais tradicionais alimentos da mesa do paraense, o açaí requer muitos cuidados para o seu preparo. Casos de Doença de Chagas tem acontecido no Pará, por conta do consumo do açaí contaminado pelo barbeiro, inseto presente em toda a Amazônia.

Sempre sintonizada com a saúde dos castanhalenses, a Prefeitura de Castanhal inicia o Projeto Açaí, com o objetivo de primar pela qualidade do produto comercializado.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária do município e prevê ações de informação e capacitação de batedores.

No dia 27 de setembro acontece a parte inicial, com a capacitação teórica dos batedores de açaí que atuam em Castanhal. Será realizada no auditório do 3º do Centro Regional da Saúde, na Rua Major Wilson, e contará com a presença e participação de autoridades e representantes da Prefeitura de Castanhal.

No dia 28 de setembro, nas instalações da Semma, será realizada a parte prática. O Projeto Açaí conta com a participação de alunos da UEPA, que aplicarão um check-list dos procedimentos, e os alunos de Farmácia, da Faculdade Estácio, que farão coleta de amostras para análise, como parte dos trabalhos de conclusão de curso.

O Projeto Açaí prosseguirá com atividades de informação nas escolas municipais e deverá contar também com a participação da população para notificar irregularidades.

Com essa iniciativa, a Prefeitura pretende estabelecer um elevado padrão de qualidade para o açaí vendido e consumido em Castanhal, garantindo segurança para a saúde dos consumidores.

Fonte: ASCOM-PMC.
FOTOS: ASCOM.