Reunião discute certificação de produtos artesanais em Castanhal

1525

Através de uma reunião técnica realizada na tarde de quinta-feira (04) no auditório da Semutran, a equipe do Departamento de Produtos Artesanais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), esclareceu todos os detalhes do selo artesanal que hoje vem beneficiando o agronegócio paraense. Essa certificação permite ampliar mercados, expandir as vendas, diferenciar e qualificar os produtos, desenvolver a confiabilidade dos consumidores e gerar riquezas, principalmente ao pequeno produtor.

O encontro foi iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura com apoio da Emater, que vem buscando alternativas para ajudar o homem do campo. Representantes de várias entidades ligadas ao setor agrícola conheceram melhor a lei de produtos artesanais. Cinco vereadores representando o Legislativo de Castanhal também participaram da reunião. Um produto registrado na Adepará tem trânsito livre no Estado e o reconhecimento pela qualidade. Em todo o Estado, já foram concedidos 43 registros e 164 processos estão em análise para a certificação.

A maioria envolve fábrica de laticínios, produção de queijo e beneficiamento de pescado. A possibilidade de registro de alguns produtos artesanais fabricados em Castanhal animou a Secretaria de Agricultura que irá trabalhar em parceria com a Adepará para garantir o cumprimento das normas de qualidade e higiene exigidas pelo Governo do Estado.

Ascom – PMC