Revisão do Plano Diretor Participativo de Castanhal já está em fase de conclusão

1673

Com o objetivo principal de criar diretrizes consistentes voltadas para o desenvolvimento urbano e rural do município, a Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Planejamento, está fazendo a revisão do Plano Diretor Municipal Participativo (PDMP).

Uma tarefa difícil e árdua que iniciou em setembro do ano passado, com a assinatura do termo de adesão ao programa estadual e ordenamento territorial urbano, o Proturb.

O trabalho envolve secretários municipais, vereadores, representantes da comissão técnica e de acompanhamento do Plano Diretor Municipal Participativo, representantes da sociedade civil e conselheiros e instâncias de controle social.

Todos foram divididos em quatro grupos para discussão das diretrizes e propostas do Plano Diretor: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, desenvolvimento urbano e ambiental e ordenamento territorial.

Ao longo desse processo de revisão do PDMP, além do levantamento de dados secundários foram realizadas diversas atividades como audiências públicas, oficinas comunitárias, consultas públicas através de formulário e online, para que se obtivesse maior participação da população de Castanhal, na discussão dos problemas e soluções para o município.

No dia 12 de dezembro ocorrerá uma audiência pública, a terceira, para a apresentação do Projeto de Lei de revisão do Plano Diretor, sua aprovação e validação, com a participação da comunidade em geral, a comissão técnica do PDMP e o Conselho da Cidade (Concidade).

Fonte:Ascom-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.