SAMU de Castanhal ministra curso de capacitação para atendimento em afogamento e desmaio

2531

Seguindo sua rotina de cada vez mais se preparar para melhor atender a população de Castanhal e dos municípios que ficam perto de nossa cidade, a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP) está ministrando, por todo o dia desta quinta-feira, 20, um curso de capacitação em emergências aquáticas para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que sempre estão a postos para salvar vidas.

Segundo Averlaque Gomes, coordenador do SAMU de Castanhal, se por um lado a cidade não possui praias, onde normalmente ocorrem os casos mais frequentes de afogamentos, Castanhal é rica em outros recursos hídricos, como os igarapés e córregos e até mesmo piscinas particulares e de clubes sociais. É comuns os casos de pessoas que têm problemas com as águas, sejam crianças ou adultos que excedam no consumo de bebidas, por exemplo.

Além dos ensinamentos sobre como lidar com pessoas afogadas, também foram ministradas orientações de como proceder nos casos das pessoas que desmaiam em via pública ou no local de trabalho. Efeitos que normalmente ocorrem com as pessoas que não estão bem alimentadas ou em situações de estresse.

Os dois cursos foram ministrados pelo enfermeiro Gilberto Costa, que também pertence à equipe do SAMU Castanhal. Averlaque disse, ainda, que são constantes a realização desses cursos de capacitação. “Assim como esses ensinamentos são repassados para as escolas, centro de assistências sociais e até a Celpa.

Para que todos saibam como proceder no atendimento inicial até achegada da vítima ao hospital”.

Fonte: ASCOM-PMC.

Fotos: Wanderley Souza-Ascom.