Secretaria de Agricultura realiza mecanização de terras para a agricultura familiar de Castanhal

2688

Na manhã de sexta-feira, 26, a Secretaria de agricultura de Castanhal deu início ao trabalho de mecanização de terras, que atenderá 670 famílias que desenvolvem a prática da agricultura no município. Essa ação tem por finalidade realizar serviços através de máquinas agrícolas que irão preparar terrenos para que os agricultores possam plantar as mais variadas culturas em suas propriedades. As 5 máquinas que estão sendo utilizadas foram disponibilizadas pela SEMAGRI, ao final o total de área que serão beneficiadas, equilem a 715 campos de futbol, o que representa um grande avanço na economia local e o fortalecimento da agricultura familiar do município.
Dona Jaíla Neves expressou sua alegria em poder ser uma das beneficiadas a partir da ação. “Estou muito contente, pois estamos recebendo esse apoio que é de grande importância para que possamos desenvolver nossas atividades agrícolas e no momento certo. Quero parabenizar a atual gestão que tem nos ajudando e incentivado de várias formas”, disse otimista a Agricultora.

Para o Agricultor Agripino Soares, essa iniciativa facilita bastante a vida não só dele mais de todos os produtores que possuem dificuldades financeiras para realizar a mecanização das terras. “Como eu não tenho maquinário para prepar minha área, tinha que fazer de forma braçal o que demorava bastante e também trazia custos. Agora estamos tendo a oportunidade de receber essa ajuda da Secretaria de Agricultura e isso é maravilhoso”, ressaltou o Agricultor.
Todo trabalho é acompanhado por técnicos e pelo Agrônomo, Francisco Carlos, que dividiu a área rural de Castanhal em 4 regiões para atender todas as agrovilas. “As comunidades foram divididas em regionais, onde alcançaremos um total de 1.640 tarefas, as quais receberão roçagem e preparo de área para o plantio de modo que possamos também estar auxiliando os produtores e fornecendo as informações necessárias para o impulsionamento das atividades desenvolvidas pelos agricultores”, explicou Agrônomo.

Segundo o Secretário de Agricultura, Gilberto Medeiros, o trabalhado vai beneficiar as associações e fortalecer a agricultura familiar. “Iremos atender 29 associações e nosso objetivo é ajudar os agricultores familiares na fomentação de suas produtividades e consequentemente na renda, dessa forma isso resultará positivamente na economia do nosso município e isso é apenas o começo de vários projetos que temos para fortalecer a agricultura”, finalizou o Secretário de Agricultura Gilberto Medeiros.

Por Nathalia Lann -Ascom
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.