SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ABRE OFICIALMENTE OS JOGOS INFANTO-JUVENIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

11399

A abertura oficial dos Jogos Infanto-Juvenis das Escolas Municipais – JIJEM, que este ano chega a sua 20ª edição, aconteceu nesta quarta-feira (20), no Ginásio de Esportes Loyola Passarinho. Os jogos são realizados pela Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL.

O XX JIJEM traz como tema o “Esporte da Escola: práticas inovadoras em diferentes realidades”, e será disputado nas modalidades: Basquete, Voleibol, Handebol, Futsal, Futebol Society, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo e Natação.
A abertura do JIJEM teve início com a entrada, em quadra, das 28 escolas participantes do evento, sob muita euforia das torcidas. Após o hasteamento do Pavilhão acompanhado pelos Hinos Nacional e Municipal, executados pela Banda Municipal 28 de Janeiro, aconteceu a entrada do Fogo Simbólico, conduzido pelo aluno Antônio Lenilson, da Escola Luís Paiva.

Durante a programação aconteceu a escolha da Rainha do JIJEM. Na Categoria A, com alunas na idade de 10 a 12 anos, ANA LAURA DA SILVA, da escola Thiago Guedes foi eleita Rainha e 1ª Princesa, a aluna da escola Emília Gemminez, THAYLA VITÓRIA BRANDÃO SOARES.
Na Categoria B, com alunas de 13 a 15 anos, YVINE KAYLANE BRAGA DA SILVA, da escola José João de Melo, ficou com o título de Rainha do JIJEM e 1ª Princesa, BÁRBARA PAOLA DE OLIVEIRA FERREIRA.

A SEMED também premiou o vencedor do tema dos Jogos, Prof. Aminadabe Ribeiro, da escola José João de Melo, e a vencedora da Logomarca do JIJEM, a aluna Ana Beatriz da Silva Souza, da escola Roberto Remigi.
O Secretário de Educação, Adriano Silva, ressaltou a importância de realizar eventos esportivos como esse na educação. “É importante para a formação das crianças e jovens das nossas escolas vivenciarem momentos como esse. O esporte tem o poder de mobilização, integração e socialização, portanto, na condição de gestores, devemos proporcionar essas oportunidades educativas”, disse.

Os jogos acontecem até o dia 28/09, quando serão premiadas as equipes vencedoras. “O esporte pode dar a essas crianças e jovens a oportunidade de um futuro melhor, então, eventos como o JIJEM são muito importantes na formação deles. E como parceiros da SEMED, estaremos sempre apoiando essas iniciativas”, disse o Secretário de Esportes, Nailton Carvalho.
O Prefeito Pedro Coelho Filho foi representado pelo Chefe de Gabinete, Paulo Henrique Ribeiro, na abertura dos jogos. “A realização de eventos esportivos é uma forma de cuidar do futuro das crianças e jovens das escolas municipais. Nossa gestão se preocupa e valoriza toda iniciativa que é voltada para a educação”, finalizou Paulo Henrique.

Por Eliene Souza -Ascom.

Fotos: Wanderley Souza -Ascom.