Semana mundial do aleitamento materno encerra com Encontro Amamenta Castanhal

1831

 

Um encontro que reuniu várias mães e seus bebês marcou, na tarde da última sexta-feira, na Praça do Cristo, o encerramento de uma semana de atividades dedicadas à Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento, batizado de “Amamenta Castanhal”, teve a presença do prefeito Pedro Coelho Filho e do Secretario de Saúde, Silvan Silva.

A ação foi Planejada pelo grupo Isthar com apoio da Coordenadoria da Saúde da Criança. A programação iniciou no último dia 2 com a inauguração da sala de apoio à amamentação, nas dependências da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Nayara Matias, titular da coordenadoria de Saúde da Criança, disse que também teve uma exposição de fotos sobre as boas práticas do aleitamento materno.

Na manhã da sexta-feira aconteceu, no auditório da 8º URE, a entrega de certificação de 12 unidades de saúde ao Programa de Aleitamento Materno (Proame), além de uma palestra sobre a importância da amamentação. A programação encerrou com um grande encontro descontraído com as mães e seus filhos sentados no gramado da praça, amamentando, curtindo música ao vivo e participando de um lanche.

Segundo Cleice Costa que, junto com Zélia Marques, coordenam o Isthar em Castanhal, hoje existem 20 grupos da entidade espalhadas no Brasil, uma delas montada há três anos em nossa cidade, e com sua base no prédio da Fundação Cultural de Castanhal (Funcast).

“O objetivo da programação foi o de sensibilizar a sociedade castanhalense como um todo, governo, empresas privadas e sistemas de saúde, sobre os benefícios da amamentação para todos. Pesquisas comprovaram que, dentre os benefícios proporcionados pelo aleitamento materno, ele previne e promove a saúde materna e infantil de doenças transmissíveis, como o câncer de mama, o diabetes e a obesidade infantil”, explicou Nayara Matias.

Fonte: Ascom.
Fotos: Ismael Aleixo