Semed realiza seminário para discutir a educação especial no município

3880

Escola Inclusiva, Políticas Públicas Educacionais e Profissional de Apoio Escolar serão os principais temas do I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, que acontecerá no próximo dia 16 (Terça-feira), no Auditório da Catedral, das 08h às 12h.
O evento, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através da Coordenadoria de Educação Especial – CEES visa discutir o atual contexto educacional das escolas da Rede Municipal, na perspectiva da Educação Especial Inclusiva. O seminário contará com a participação do Ministério Público do Estado.

O público-alvo são professores, pais ou responsáveis de alunos com deficiência, gestores, especialistas em educação e alunos da Rede Municipal de Ensino.
A abertura do seminário será feita pelo Secretário de Educação, Prof. Adriano Silva que apresentará os dados estatísticos da Rede Municipal de Ensino, e os números atuais da Educação Especial.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146/2015) será o tema de uma Mesa Redonda, na qual farão parte o Promotor de Justiça de Ananindeua, Dr. José Godofredo Pires dos Santos; Promotora de Justiça de Castanhal, Dra. Mariela Correa Hage; Promotora de Justiça de Benevides, Dra. Regiane de Brito Coelho Ozanan; Diretora Adjunta do Núcleo Amazônico de Inclusão, Acessibilidade e Tecnologia – Núcleo Acessar/UFRA – Belém, Prof.ª Dra. Flávia Marçal Pantoja de Araújo. A Mesa será mediada pela Conselheira Municipal de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Prof.ª Ma. Magna Abrantes.

Outro momento importante do seminário será a palestra ministrada pela Prof.ª Esp. Rafaella da Fonseca Pinheiro, sobre as Diretrizes para a Educação Especial no Município de Castanhal, onde serão abordados a Escola Inclusiva, as Políticas Públicas Educacionais e apresentado a função do profissional de Apoio Escolar.

Por Eliene Souza-SEMED