Seminário de Indicadores de Gestão da Educação Pública Municipal reuniu mais de 2500 pessoas

2469

O Ginásio de Esportes da UFPA ficou lotado por servidores municipais e convidados. O seminário, que foi apresentado pelo Secretário Municipal de Educação, Adriano Silva, teve como objetivo oportunizar aos membros da comunidade educacional do município (gestores, professores e pessoal de apoio) além dos representantes dos demais poderes, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil organizada conhecer e refletir sobre alguns indicadores de gestão financeira e de pessoal, fundamentais para a melhoria da qualidade educacional.
O evento contou com a presença da Promotora de Justiça e Cidadania, Mariela Corrêa Hage, do Presidente do SINTEPP, Alacid Silva e os professores Rubenixson Farias e Luciana Quintal, membros do sindicato, além de representantes da UFPA e UEPA.
O secretário agradeceu aos servidores efetivos e temporários da SEMED espalhados em toda a cidade e no campo, que com dedicação atendem mais de 25 mil estudantes, entre crianças, jovens e adultos.
“Meu carinho e respeito pelo trabalho de cada um de vocês. Aprendo todos os dias a ser um ser humano e gestor melhor”, disse o secretário.
Adriano Silva reafirmou os fundamentos da gestão pública nos quais o governo do Prefeito Pedro Coelho Filho está pautado e os propósitos institucionais da SEMED para o período de 2017-2020.
Um documento apresentou os números da SEMED, que mostra que a Rede Municipal de Ensino é composta por 79 unidades escolares, nas áreas urbana e do campo, atendendo 25.424 estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. O número total de professores, entre temporários e contratados, segundo os números atuais da Coordenadoria de Recursos Humanos e Estatística da SEMED, chega a 1.780. E o pessoal de apoio é de 1.064 funcionários.
O secretário falou dos principais desafios do Governo Municipal, na gestão da política educacional em tempos de crise econômica e política. Um desses desafios é a gestão do transporte escolar, que segundo dados da Assessoria de Transporte Escolar da SEMED, o Governo Municipal atende cerca de 2.000 estudantes de Rede Estadual de Ensino com o Transporte Escolar. A alimentação escolar é outro desafio importante, pois a Educação Municipal atende, com a alimentação escolar, aproximadamente 27 mil estudantes da Rede Municipal e mais de 17 mil da Rede Estadual, segundo números da Coordenadoria de Merenda Escolar da Secretaria Municipal de Educação.
Outro fator importante abordado durante o seminário foi o impacto financeiro sobre a folha de pagamento com a instituição do Piso Nacional do Magistério pelo governo do Prefeito Pedro Coelho Filho. Segundo o secretário, a garantia do direito do pagamento do piso salarial implicou num investimento de mais de 14 milhões de reais em 2017.
“Pagar o Piso Nacional do Magistério é uma obrigação dos governos, mas que precisa, além dos recursos financeiros, de ações de gestão para garantia deste direito”, afirmou o secretário.
Outros assuntos abordados foram a Hora Atividade, Educação Especial, Lotação e Recadastramento obrigatório dos servidores efetivos, que deverá ser realizado ainda no mês de dezembro.
Os servidores e convidados presentes puderam participar fazendo perguntas. O Secretário de Educação reafirmou a intenção de realizar o Seminário de Indicadores da Gestão Pública Municipal durante os próximos anos do Governo de Pedro Coelho Filho.

“Foi um evento histórico na Educação Municipal, por sua relevância e participação dos servidores”, finalizou o secretário.

Por Eliene Souza – ASCOM SEMED

Fotos: Wanderley  Souza-Ascom.