SEMMA  realiza semana do Meio Ambiente em Castanhal

3322

 

A Prefeitura de Castanhal, através da SEMMA, deu início às atividades de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5, “Dia Mundial do Meio Ambiente”, no Sindicato Rural de Castanhal (Parque de Exposição), onde representantes da EMATER, EMBRAPA, IFPA e SEMADA estiveram contribuindo através de palestras.
O evento foi marcado por apresentações culturais de jovens castanhalenses mostrando os costumes indígenas. Durante toda semana haverá palestras, lançamento do projeto “Arborize Castanhal”, com o plantio de mudas no Conjunto Habitacional Japiim e entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR), paras as propriedades localizadas na Comunidade 5 de Outubro. “Estamos trabalhando incansavelmente  para que Castanhal se transforme no Município  Verde. Aderimos o programa no mês março, onde o Prefeito Pedro Coelho Filho assinou o termo e agora estamos fazendo o possível  para cumprimos a meta, uma delas é fazer o cadastro ambiental rural de pelo menos 80% das propriedades do município. Nosso objetivo é tornar Castanhal cada vez melhor e cuidar do meio ambiente faz parte desse processo”, afirmou a Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino.

O Governo Municipal busca cumprir as regras de combate ao desmatamento, fortalecimento da produção rural sustentável e da gestão ambiental municipal. “Esse é um momento muito importante, onde estão sendo tratados assuntos de extrema relevância não só para Castanhal, mas para todo o planeta. Essa é uma questão social que a nossa gestão dá o maior incentivo e a prova disso são os projetos que temos para o Parque Ibirapuera, o Horto Florestal e o acompanhamento que temos realizado com relação às propriedades rurais. Temos valorizado e se preocupado com o meio ambiente”, finalizou o Prefeito  Pedro Coelho Filho.

A programação da Semana do Meio Ambiente continua na terça-feira, 6, das 9hs às 11h30. A comunidade 5 de Outubro será contemplada com informações sobre Sistema de Mata Ciliar e Manejo e uso correto de agrotóxicos. No dia, 7, o Conjunto Habitacional Japiim receberá  ações de mobilização e conscientização, para que no dia, 8, os moradores do local estejam habilitados a receber as mudas de espécies arbóreas, escolhidas especialmente para a estrutura paisagística do Conjunto.

No último dia da Semana do Meio Ambiente, 09/06, às 08h30, no auditório do IFPA, será realizada a solenidade de encerramento com a presença de autoridades, representantes sindicais e comunitárias, técnicos das instituições públicas e estudantes.

Por Nathalia Lann -Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.