SEMUTRAN realiza simulação de acidentes de trânsito

3840

A Secretaria de Transportes e Trânsito (SEMUTRAN) realizou mais uma simulação de como os Agentes devem atuar e se comportar em situações delicadas do dia-dia. Dessa vez a prática foi muito real, os Agentes simularam um acidente de trânsito envolvendo motos e carros. O “acidente” foi simulado no cruzamento das ruas Magalhães Barata com Hernani Lameira. A cena contou com viaturas da Guarda Municipal, Bombeiros e Polícia Militar.
A simulação chegou a enganar as pessoas que passavam pelo local. “Fiquei surpresa com o acidente, até cheguei a pensar que fosse de verdade, mas depois vimos que era uma simulação. É muito bom esse trabalho, pois mostra como nós moradores devemos nos comportar também em casos de acidentes”, disse a Moradora, Pollyana Oliveira.
O instrutor, Paulo Barreto, falou sobre a finalidade da simulação que integra o curso de capacitação. ‘’Ministramos a parte teórica do curso que foi equivalente a 30 horas, e agora estamos realizando esta simulação, que é a parte prática da conclusão do curso.

O objetivo é capacitar os Agentes de trânsito, para que eles possam desenvolver o seu trabalho com mais segurança e competência. Essa simulação foi algo bem próximo da realidade é o que vivenciamos no dia-dia. É comum vermos 3 a 4 pessoas em uma motocicleta, assim como outras irregularidades que na maioria das vezes são os principais fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes”, disse.

Durante a simulação vários condutores de veículos e pedestres paravam no local para pedir informações sobre a atividade prática que estava sendo desenvolvida. O Coordenador de trânsito, Edson Marques, falou sobre a importância da simulação, tanto para os Agentes de trânsitos quanto para as pessoas que presenciaram o momento. “Essa capacitação será muito importante para que os Agentes saibam tomar as medidas corretas após o acidente. A SEMUTRAN tem como prioridade, investir na capacitação de seus profissionais, de modo a proporcionar um ótimo desenvolvimento de suas atividades para evitar acidentes e atender bem os condutores”, finalizou o Coordenador de trânsito.

Por Nathalia Lan -Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.