Servidores da saúde do jaderlândia e rouxinol participam de oficina de libras

8703

As Secretarias de Saúde e de Educação de Castanhal firmaram parceria para execuçãode um projeto piloto que tem o objetivo de facilitar a comunicação de surdos que buscam atendimentos nos postos de saúde do município.

O público-alvo inicial são os servidores dos postos de saúde do Jaderlândia e Rouxinol; a abertura da Oficina de Libras aconteceu na segunda-feira (08), no posto de saúde do Jaderlândia.
Estiveram presentes a secretária Carla Lima (Saúde), o Coordenador de Ensino/SEMED Edwin Palheta (representando o Secretário de Educação Adriano Silva) e a coordenadora da Educação Especial-CEES/SEMED Rafaela Pinheiro que reiterou que esse trabalho visa amenizar as dificuldades de comunicação entre surdos e ouvintes usuários do serviço público de saúde.

“É um anseio da comunidade surda uma maior interação com a área da saúde, pois eles sentem muita dificuldade nesse relacionamento, por não serem compreendidos de forma eficiente e assim não terem sua privacidade preservada”, disse Rafaela Pinheiro.

Edwin Palheta ressaltou a importância da parceria entre Educação e Saúde, que já acontece através do Programa Saúde na Escola-PSE. “Essa parceria se renova nesse importante trabalho que visa atender esta demanda específica de pessoas surdas, otimizando o atendimento desse público no setor da Saúde”, disse Edwin Palheta.

A Secretaria de Saúde Carla Lima informou que a partir desta oficina poderão compreender a necessidade real dos setores da Saúde, para então oferecer um curso completo de Libras para os servidores da área.

“Esse projeto piloto tem uma grande importância, pois a partir dele vamos poder proporcionar uma comunicação mais eficaz e um acolhimento mais digno aos usuários surdos, pois eles sentem essa necessidade no atendimento das unidades de saúde”, finalizou a secretária.

Fonte:ASCOM-PMC.