Sinfra intensifica serviços de iluminação pública com solução de mais de quinhentos pontos de escuridão

5140

Através de uma frente de trabalho que vem agindo em pontos críticos de Castanhal, a Secretaria de Infraestrutura já conseguiu solucionar pelo menos quinhentos (500) pontos de escuridão que vinham prejudicando a população. A nova gestão vem priorizando o serviço de iluminação pública que há cinco meses estava praticamente parado. 

De acordo com a setor responsável pelo serviço, essa falta de manutenção provocada pela administração passada acabou acumulando um déficit de mais de seis mil pontos de luz que hoje estão sem funcionar. “Recebemos a secretaria com o almoxarifado vazio. Sem lâmpadas, reatores e luminárias. O pouco que estamos conseguindo vem suprindo parte das necessidades dos moradores”, ressaltou o Secretário de Infraestrutura, Pedro Paulo.

Mas apesar das limitações e dívidas deixadas pela última gestão, o trabalho avança de forma transparente na compra e aquisição de materiais. Bairros como Rouxinol e Pantanal receberam reforço da equipe do disk-luz. O canal do Ianetama, além da troca de lâmpadas ganhou luminárias. Na ponte do Apeu da Br-316, o local recebeu reforço na iluminação. O mesmo aconteceu no entorno do Hospital Municipal e de várias escolas municipais.

Por enquanto, a Secretaria conta com dois carros para atender o município, mas nas próximas semanas a frota irá ganhar mais dois veículos. A intenção da secretaria é manter também um serviço atuante na zona rural. Outra meta da coordenação do Disk-Luz é facilitar a comunicação que hoje é feita através do telefone 3721-1723.

O sistema será modernizado com a criação do 0800 e aplicativo de celular. Um levantamento feito pela INFRA, demonstra que em alguns bairros, a iluminação pública é prejudicada pela ação de pessoas que destroem lâmpadas e luminárias de forma irresponsável. A Secretaria de Infraestrutura acredita que uma campanha educativa pela valorização do patrimônio público pode mudar essa realidade em Castanhal. “Paralelo a todo esse trabalho, nossa equipe mantém uma campanha de conscientização para combater o vandalismo. A comunidade do nosso lado pode evitar esse tipo de situação”, Garantiu o Secretário.

Por Rivan Jatene – Ascom
Fotos: Wanderley Souza -Ascom