Técnicos da Defesa Civil fazem vistoria em canais da cidade

2836

A Secretaria de Planejamento juntamente com a Defesa Civil de Castanhal e Secretaria de Obras (SEMOB), receberam representes do Ministério da Integração Nacional, responsáveis pela realização das vistorias nos locais que integram o projeto apresentado pelo Governo de Todos para a construção e reestruturação de canais como; Salgado Grande, do Cristo e construção de pontes.
O projeto inicialmente dependeria de recursos provenientes de emendas parlamentares, no entanto, agora o projeto de obras está sobre análise e competência da Secretaria Nacional de Defesa Civil, concorrendo à modalidade ‘’obras de prevenção’’, onde possui mais agilidade no processo de aprovação, pois tem a finalidade de evitar prováveis problemas que apresentam risco para a população.

Alexandre Rocha, que é Engenheiro Civil do Ministério da Integração, foi o responsável pelas vistorias realizadas nos canais da cidade. ‘’Esta vistoria gera um relatório que antecede a análise de aprovação da demanda, a qual inclusive será muito benéfica a esta cidade’’, ressaltou o Engenheiro.

O Coordenador de Defesa Civil do Município, Coronel Bastos, falou sobre a importância do projeto de macrodrenagem para Castanhal. ‘’No início do ano a Prefeitura enviou o projeto para Brasília onde a Secretaria Nacional de Defesa Civil após ter recebido essa demanda enviou o Engenheiro Alexandre, o qual está realizando essas vistorias e nós estamos acompanhando todas elas e esperamos que em breve possa acontecer a aprovação e consequentemente a execução do mesmo, pois sabemos os problemas que os canais apresentam’’, disse o Coordenador de Defesa Civil do Município.

As vistoria aconteceu durante dois dias e alcançou locais por onde os canais passam, dentre eles os bairos; São José, Ianetama, Nova Olinda e Fonte Boa. ‘’Essa mudança de competência, só foi possível devido o apoio do Ministro Hélder Barbalho, que encaminhou o nosso projeto para a Defesa Civil, onde dará mais agilidade na realização dos procedimentos de estudos, aprovação e execução do mesmo. A prefeitura tem feito o possível para que esse grande objetivo se concretize’’, finalizou o Secretário de planejamento de Castanhal, Francisco André.

Por Nathalia Lan – Ascom.

Fotos: Wanderely Souza -Ascom.