UPA de Castanhal recebe novos respiradores mecânicos

2393

“Hoje a palavra de ordem aqui na UPA é de gratidão”, afirmou emocionado Alderico Santana, coordenador de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento de Castanhal, durante a entrega de quatro respiradores automáticos àquela unidade que, diariamente, atende em média 250 pessoas por dia, número que chega a 500 nos finais de semanas.

Para quem vive o dia-a-dia da UPA, com seus 150 colaboradores e que atende pacientes de pelo menos 40 municípios da região, esses aparelhos são de suma importância para salvar a vida de pessoas que apresentam quadros neurológicos graves como traumatismo craniano encefálico, avc´s, e outros tipos de causas neurológicas e metabólicas, como pneumonia e asma graves que necessitam de respiração artificial.

“São aparelhos de alta complexidade que visam dar suporte a pacientes graves que, sem esses aparelhos não conseguiriam sobreviver”, afirmou o médico Marcelo Sodré, diretor clínico da UPA.

A secretária de Saúde Carla Lima explicou que os aparelhos foram adquiridos através de emendas impositivas dos vereadores Chico Branco e Marlon do Dama. Cada um dos aparelhos custa em média R$ 45 mil. “Estamos aqui com o sentimento do dever cumprido, dignificando o mandato dado pelo povo de Castanhal”, afirmou Marlon do Dama.

Francisco Xavier, diretor da UPA, explicou que ele e sua equipe sempre vem buscando melhorar o atendimento em todos os sentidos, “fazer o melhor possível, mesmo sabendo que sempre teremos que continuar ouvindo críticas por conta da imensa demanda de pessoas que nos procuram”.

“Muitas pessoas criticam o trabalho da UPA porque desconhecem o esforço que se faz aqui para salvar vidas. Aqui não é um hospital, mas o lugar onde se estabiliza casos graves para serem levados aos hospitais. E vamos continuar trabalhando para cada vez mais atender as populações de Castanhal e das cidades vizinhas”, explicou o prefeito Pedro Coelho Filho.

FONTE: ASCOM- PMC.
FOTOS: WANDERLEY SOUZA –ASCOM.