O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou nesta quarta-feira, 02/04, o Curso para Gestores de Trânsito, no auditório da Semutran de Castanhal. A capacitação tem como objetivo preparar os agentes para o planejamento, gestão e operação de mobilidade urbana nos municípios.
O curso é ministrado por técnicos do Detran e tem como foco a segurança viária e os principais instrumentos para a preservação da vida no trânsito, como sinalização viária, educação e operações de fiscalização.
De acordo com o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia: “além de municipalizar, é fundamental capacitar os técnicos nas áreas de educação, engenharia e sinalização”. Ele destaca a importância da troca de informações, uma vez que a legislação de trânsito está em constante atualização.
O prefeito de Castanhal, Hélio Leite, ressaltou a importância da parceria entre o Detran e os municípios para reduzir a violência viária. “O Estado está disponibilizando todo o seu suporte para auxiliar na missão de preservar vidas no trânsito. Precisamos unir esforços para construir um trânsito mais seguro”, afirmou.
O Curso para Gestores de Trânsito segue até sexta-feira, 04, abordando temas como legislação, planejamento, tecnologias e inovações na segurança viária. A capacitação é fundamental para que os gestores municipais possam desenvolver estratégias eficazes para reduzir os acidentes de trânsito e melhorar a segurança viária em suas cidades.
