Os moradores da agrovila Calúcia comemoraram, na manhã do último sábado, os 43 anos de criação da sua comunidade agrícola ganhando de presente os serviços oferecidos pelo programa Ação Cidadania que é tocado pela Prefeitura de Castanhal através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde (CRAS Ianetama), Indústria e Comércio e Guarda Civil, além dos parceiros privados que integram o programa.
Esse projeto leva às populações mais carentes políticas públicas diversas, atendendo as necessidades básicas.
A agrovila foi criada pela portuguesa Antônia Linhares Lisboa quando, com a inauguração da estrada de ferro Belém-Bragança, doou parte de suas terras para quem nelas quisesse produzir alimentos. Todos do lugar só conheciam dona Antônia por Calúcia, uma mulher influente amiga de governadores e prefeitos. E seu apelido acabou batizando a agrovila.
Foram oferecidos serviços do Cadastramento de Emprego de Castanhal (Cecast), cadastro único dos programas sociais como bolsa família, tarifa elétrica social e carteira do idoso. Também teve distribuição de mudas e oficina de pintura para as crianças.
Os parceiros privados foram Aline Trindade (Mary Kay), clínica Rejuvenescer, Stúdio Flor da Beleza, Sílvio Cabeleleiro, Salão da Dany e Coife Odonto.
“Ninguém faz nada sozinho, tem que haver união e um olhar mais carinhoso para a população. Parceria para ir de encontro às comunidades, como está acontecendo hoje aqui na Calúcia”, afirmou o prefeito Pedro Coelho Filho.
Estavam presentes os secretários: de Assistência, Elyrose Cardoso; Agricultura, Francisco Carlos; o subprefeito do Jaderlândia, Heraldo Caxeado, e Carmem Quadros, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Castanhal. Também prestigiou o evento, o ex-vereador Juarez Salviano.
Fonte: ASCOM-PMC.
Fotos: ASCOM-PMC.