Campanha “Maio Lilás” combate ao Câncer de Colo do Útero

A Prefeitura de Castanhal, através da SESMA, está realizando a Campanha Municipal “Maio Lilás”, a qual tem por finalidade combater o câncer do colo uterino, a partir do PCCU (Preventivo do Câncer do Colo do Útero). A campanha está sendo realizada de forma itinerante através de uma van equipada e com profissionais da área que abrangerá todas as unidades de Saúde do Município, no trabalho de conscientização realizando busca ativa e intensificando as coletas de exames durante todo o mês de maio.

Dona Vânia da Silva, aproveitou a ação que estava acontecendo no bairro São José (Portelinha), para mais uma vez realizar o exame, como ela afirma. “Todos os anos eu costumo fazer o PCCU pois sei da importância de estar se prevenindo contra essa doença que atinge muitas mulheres. É um exame simples e o melhor de tudo é que somos bem atendidas”, afirmou a moradora.

A Coordenadora do Posto do bairro, Juana Lima, falou sobre a importância do trabalho que está sendo realizado por meio da campanha. “Na região norte, o câncer do colo do útero é um dos mais comuns, por este motivo estamos desenvolvendo esse trabalho de prevenção o que é fundamental para que as mulheres não chegue em um caso irreversível”, ressaltou a Coordenadora.

O Secretário de Saúde, Silvan Silva, disse que essa ação é um meio de incentivo à prevenção. “Escolhemos o mês de maio pelo fato de ser o mês das mães e aproveitamos parar desenvolver essa estratégia que é muito importante, mas só lembrando que esse exame são realizados durante o ano todo”, afirmou o Secretário.
O Prefeito Pedro Coelho Filho falou que dará o incentivo necessário para que esse projeto possa avançar e conscientizar as mulheres. “Estamos apoiando essa idéia maravilhosa que dá oportunidade as mulheres das mais diversas localidades de buscar a prevenção. Nosso objetivo é levar e melhorar a saúde nos bairros de Castanhal. Por isso contamos com ajuda da população de aderir as campanhas e participar ativamente, para que possamos previnir doenças como o câncer do colo uterino”, finalizou o Prefeito Pedro Coelho Filho.

Por Nathalia Lann -Ascom.

Fotos: Wanderley Souza -Ascom.