Comunidade São Pedro comemora reforma de escola municipal

Dando continuidade as comemorações dos 88 anos de Castanhal, o Prefeito Pedro Coelho Filho, entregou na manhã de sexta-feira, 24, a reforma da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Quilombola, Fernando Nunes Rodrigues, na comunidade São Pedro.

Participaram da entrega o vereador, Carlinhos Bacabal, secretários municipais, servidores e a comunidade local.
A Prefeitura apresentou à comunidade uma cópia do decreto-lei nº 009/20, que reconhece as escolas Fernando Nunes na comunidade São Pedro e Maria Bandeira Braga, na agrovila de Macapazinho como escolas Quilombolas.

O prefeito Pedro Coelho Filho, disse que o momento é histórico. ”Estas são as primeiras escolas a serem reconhecidas como Quilombolas no município e com isso a comunidade poderá receber recursos do Governo Federal. Estamos felizes em poder mais uma vez reformar uma escola e entregar à população”, afirmou.

A escola Quilombola Fernando Nunes Rodrigues ganhou novo piso, reparos no telhado, parte elétrica, forro, grades e pintura. A obra foi realizada com recursos próprios da prefeitura, feito por servidores das secretarias integradas.

O presidente da associação de moradores, Edson Feitosa, agradeceu pela reforma. “Era uma obra que almejávamos há anos. O prefeito olhou por nós, mesmo sendo uma comunidade distante de Castanhal. Estamos todos agradecidos”, disse.

O secretário municipal de Educação, Edwin Palheta, ressalta que há 3 anos a escola funcionava de forma precária e tinha apenas 08 alunos. “Com a nova gestão passou a funcionar com 4 turmas e atualmente atende 52 alunos, ampliando este ano para a educação de jovens e adultos (EJA). A reforma melhora o ambiente, favorece o aprendizado e o local de trabalho”, concluiu o secretário.

Fotos: ASCOM-PMC.