Distrito do Apeú recebe a abertura da Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado pela Prefeitura de Castanhal, nesta quarta-feira (05/06), com o lançamento do projeto de recuperação das bacias hidrográficas do rio Apeú. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O evento aconteceu exatamente na orla do rio Apeú, que já foi o principal ponto turístico de Castanhal. O Apeú, hoje, tem suas nascentes e leito poluídos, está assoreado e com sua mata ciliar quase que totalmente destruída por conta da ação humana predatória.

“Meio ambiente é sinônimo de qualidade de vida. Por isso é triste ver a atual situação em que se encontra nosso rio Apeú. Nosso rio está muito doente e vai levar tempo para devolver sua saúde. Para isso temos que caminhar todos juntos, cada um fazendo sua parte e não ficar apenas esperando pelo poder público”, afirmou o prefeito Pedro Coelho Filho.

Pedro também elogiou o trabalho da titular da Semma, Lúcia Porpino e sua equipe e ressaltou as parcerias fechadas com entidades renomadas como o Museu Emílio Goeldi, representado pelo cientista William Overal e pelo pesquisador Luiz Gonçalves, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
O prefeito também destacou iniciativas como a do vereador João Amaro, que destinou emenda impositiva (no valor de R$ 72 mil) para ajudar na recuperação do rio; e do deputado federal Hélio Leite, que destinou emenda de RR$ 400 mil, com o mesmo objetivo.

Vários secretários municipais e os subprefeitos do Apeú, Raimundo Matos e do Jaderlândia, Heraldo Cacheado prestigiaram o evento, bem como os vereadores João Amaro, Nivan Noronha, Chagas Costa, Zé do Ovo e Idalmir Rodrigues.

A programação municipal em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambeinte acontece até o próximo domingo (09/06) com várias atividades como o plantio de mudas, palestras trilha ecológica e um mutirão de limpeza do rio Apeú, inclusive com alunos da rede municipal de ensino.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e passou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, bem como para alertar o público mundial e governos sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.