Olhares e perspectivas das infâncias na escola pública em debate durante o II Seminário Municipal da Educação Infantil

1348

Gestores, professores, especialistas, merendeiras, serventes, mediadores, cuidadores e porteiros dos Centros de Educação Infantil de Castanhal lotaram o auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, nesta quarta-feira (11), durante o II Seminário Municipal da Educação Infantil.

O evento, realizado pela Prefeitura de Castanhal, através da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, e organizado pela Assessoria de Educação Infantil, abordou o tema “Olhares e Perspectivas: cenas e sentidos das infâncias na escola pública”.

Participaram da abertura do seminário, o prefeito Pedro Coelho Filho, o vice-prefeito Landry Adelino, a primeira dama Rosangela Mota, o secretário de Educação, prof. Adriano Silva e a chefe de gabinete Carmen Quadros. Durante a programação de abertura, a SEMED premiou a aluna do Centro Municipal de Educação Infantil – C.E.I Carrossel, Graziela Vitória Pereira vencedora do Concurso de Logomarca para o seminário. Também foram premiados os alunos Aylla Beatriz, Luís Henrique e Izabela Bezerra, autores da escrita do tema do evento.

As alunas do C.E.I. Lions Cristo Redentor, Ayla Beatriz e Tarsila Oliveira, que gravaram o convite para o seminário, também foram homenageadas.

Um momento de muita emoção foi durante a homenagem aos servidores da Educação Infantil, através da “Portaria de Elogio”, pelos serviços prestados com amor e dedicação.

O secretário de Educação, prof. Adriano Silva enfatizou a importância da educação infantil, por ser a primeira modalidade da educação básica e um direito a partir dos 4 anos de idade. Segundo ele, a educação infantil possui cerca de 4.300 alunos matriculados este ano, e a expectativa é que esse número aumente em 2020, pois a rede municipal está preparada para atender a demanda.

“O seminário de educação infantil traz os olhares e perspectivas sobre esse trabalho que é fantástico! Os profissionais que atendem na educação infantil possuem um carinho muito especial pelas crianças, garantindo, dessa forma, um ambiente de cooperação e afeto. E o seminário vai celebrar essas experiências, as vivências pedagógicas e administrativas das nossas escolas de educação infantil”, disse o secretário.
O prefeito Pedro Coelho disse que a educação da criança é a base de tudo, por isso a importância de valorizar a educação infantil, e isso passa pela dedicação dos profissionais que estão nas escolas.
“Cada criança é um universo diferente, vem de uma família diferente, e por isso sabemos que não é fácil cuidar de uma escola com tantas crianças de personalidades diferentes. Então, para fazer o que os profissionais da Educação fazem, não é fácil, é preciso ter esse amor, esse sacerdócio que vocês têm. Parabéns aos que fazem a escola funcionar, desde o porteiro, a servente, a todos que estão na educação infantil”, finalizou o prefeito.

A programação do II Seminário Municipal da Educação Infantil contou ainda com Momentos de interação abordando os temas “Olhares e Contextos: múltiplas dimensões da gestão na Educação Infantil Municipal” e “Olhares sobre o ensinar e o aprender: integralidade do trabalho pedagógico na Educação Infantil e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento” e apresentação cultural da Escola de Artes São Lucas.
Fonte: ASCOM-PMC.

Fotos: ASCOM-PMC.