Ministério público parabeniza o trabalho desenvolvido com pessoas em situação de rua de Castanhal

“O que encontrei foi muito satisfatório, vocês estão de parabéns!”.
A afirmação foi feita, na manhã da última sexta-feira, pelo promotor de Justiça Dr. Danyllo Colares, durante visita realizada ao ginásio municipal Loyola Passarinho, em Castanhal, para uma averiguação das instalações e desenvolvimento do trabalho da SEMAS e secretarias integradas, juntamente com apoio de voluntários e sociedade.

No momento da visita o promotor foi recebido pela secretária Elyrose Abreu, da SEMAS, a qual esclareceu detalhes do trabalho efetuado desde março, com várias equipes em atuação neste dia: enfermagem, coordenação, bombeiros civis, CREAS e guarda civil e de apoio.

O espaço chegou a abrigar 122 pessoas, contudo como os abrigados têm o direito de sair da quarentena a qualquer momento, por diversos motivos pessoais, nem todos conseguem efetuar o isolamento, mas é garantida ainda a alimentação diária e higienização, sempre que retornam.
No momento da vistoria, a Secretária expressou que a gestão municipal tem se empenhado bastante.

Os recursos e doações estão sendo aplicadas da melhor forma. Eles realizam 5 refeições diárias, tem acesso a roupas e kits de higiene pessoal; a noite após o jantar, ainda recebem sopa oferecida por diversas entidades sociais que já atuavam em Castanhal.

Existe também aparelho de TV e apresentação de sessões de cinema diária na tentativa de diminuir a tensão do isolamento, além de suporte especializado da equipe do CREAS, Cadunico para o auxílio emergencial, assistência à saúde, somada à articulação com a defensoria pública para emissão de documentos.