Pequenos produtores rurais ganham apoio para Piscicultura

O Governo de Todos continua levando novas oportunidades de crescimento aos produtores rurais familiares do município, promovendo e incentivando a piscicultura.
A ação teve início no ano de 2017, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, quando doze agrovilas e comunidades do município de Castanhal foram beneficiadas. A disponibilização de máquinas para escavação de tanques e profissionais para prestar assistência técnica são a base do sucesso da criação de peixes em cativeiro.

Já foram abertos 89 tanques em pequenas propriedades rurais de Castanhal, beneficiando 74 famílias, que já produzem espécies como tambaqui e pirapitinga.

Um bom exemplo é o caso de Antônio Alves, pequeno produtor da agrovila Itaqui, que relata os obstáculos que enfrentou, tentando montar a infraestrutura para a criação de peixes com recursos próprios. “Uma das maiores dificuldades era a falta de recurso para mandar cavar o tanque. Comecei a fazer manualmente, e descobri que ia levar vários meses pra concluir”, lembra.
A visita dos técnicos da Semada à pequena propriedade foi fundamental para o sucesso. A Secretaria viabilizou a construção do tanque e garantiu o acompanhamento técnico ao pequeno produtor. E o seu Antônio já comemora os resultados. “Hoje já estou produzindo bastante, tudo por conta do ótimo acompanhamento que recebo. Só tenho a agradecer à equipe da Prefeitura que tornou isso possível”, comemora Antônio Alves.
O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agrário , Gilberto Medeiros, esclarece que nos próximos meses o projeto deverá alcançar outras localidades, de modo a atender muitos produtores que também pretendem ingressar na atividade.
O objetivo do projeto é promover, principalmente, o desenvolvimento de pequenos produtores. Embora alguns já tenham iniciado a atividade, não conseguiram resultados satisfatórios por falta de conhecimento técnico. Outros esbarraram na falta de recursos para a abertura de tanques. Por isso, o Prefeito Pedro Coelho Filho garante que “esses problemas estão sendo resolvidos através das máquinas que conseguimos para o município no início do mandato”.

Pedro Coelho visitou algumas das comunidades para ver de perto o resultado dos trabalhos. “É muito gratificante constatar que o projeto já mudou a vida de diversos produtores rurais de Castanhal”, analisou. E garante que “esse projeto, sem nenhuma dúvida, vai ser mais um impulso para a economia do nosso município”.
A zona rural contribui de maneira significativa para o desenvolvimento econômico de Castanhal, razão pela qual Pedro Coelho mantem o seu compromisso com os moradores dessas áreas. “É mais do que justo olhar com carinho para as agrovilas e comunidades. Garantir renda para essas famílias, significa investir no desenvolvimento de Castanhal”, finaliza o Prefeito.

Fonte: Ascom –PMC
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.