Prefeito e secretários fazem visita às obras do Hospital Regional

Otimismo e realismo marcaram a visita às obras do Hospital Regional de Castanhal realizada na manhã da última sexta-feira, feita pelo Prefeito Pedro Coelho Filho e os Secretários Landry Adelino, Francisco André, Pedro Paulo, Fatima Mariano, Silvan Silva e Heraldo Souza. O poder legislativo também marcou presença com a Presidente da Câmara Municipal, Luciana Castanheira, Vânia Nascimento, Ney de Cohab, Jorge Mototaxi e Chico Branco.

Intensificadas no início do mês passado, as obras da maior esperança de se resolver boa parte do intenso fluxo de pacientes em busca de atendimento médico em Castanhal e região envolve hoje mais de 180 operários, a maioria de Castanhal.

Segundo João Rocha, um dos engenheiros responsáveis, a previsão é que a obra física do hospital regional fique pronta até o final de 2018. Ele disse que hoje cerca de 20% desse trabalho já foi realizado. Nessa parte estrutural, de fundação, 1160 estacas já foram fincadas na obra. Uma placa na entrada da obra indica que já são 1159 dias de trabalho, sem nenhum acidente ocorrido.

A visita foi uma oportunidade para que os poderes Executivo e Legislativo tomassem conhecimento de como está a real situação do hospital regional. “Isso aqui é um sonho para Castanhal, mas que ainda não podemos contar com ele. Temos que ser realistas. A previsão da conclusão da obra física é para final de 2018, e depois ainda vem a instalação de equipamentos, toda uma montagem técnica, contratação de pessoal, o que deve demandar um bom tempo. Contudo, o importante é que ele (hospital regional) um dia será inaugurado, e estamos torcendo para que isso aconteça o quanto antes”, afirmou o Secretário de Saúde de Castanhal, Silvan Silva.
A Presidente da Câmara, Luciana Castanheira, torce para que o sonho do hospital regional se torne realidade. “Estamos acompanhando as ações da atual administração na área da saúde, e vendo que existe, de fato, uma clara legalidade nessas ações, uma seriedade no trato da coisa pública. Na última gestão isso não existia. Agora temos que aguardar para que nosso hospital regional seja concluído, o que irá contribuir para resolver de forma efetiva os problemas hoje existentes no atendimento médico em nossa região”. Disse.

O Hospital Regional representará um avanço significativo na saúde da região nordeste do Pará. O Hospital contará com blocos de oncologia, hemodiálise, área de recuperação, etc. “Essa obra é importante para Castanhal e toda nossa região. Somos uma cidade pólo, muito cobrada na área da saúde. Nosso custo é alto porque atendemos pessoas de várias cidades vizinhas. E com o hospital regional vamos reduzir custos, deixar de carregar um fardo pesado. Esse hospital é um sonho que sempre lutei para que realmente acontecesse. Mas precisamos ter paciência e esperar para que ele se torne, de fato, uma realidade”, finalizou o Prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho.

Fonte: Ascom.

Fotos: Wanderley Souza -Ascom