Prefeito Pedro Coelho Filho prestigia o Arráia do CEAMCA

Na tarde de sexta-feira, 23, o Prefeito Pedro Coelho Filho acompanhado da Primeira Dama Rosângela Mota, estiveram prestigiando o Arraiá do Centro de Acolhimento de Crianças e Adolescentes (CEAMCA), o evento foi uma iniciativa do Projeto “Direito do Bem”, que é composto pelos alunos do 1° semestre de Direito da Estácio de Castanhal. Além da boa comida junina, houve várias brincadeiras e muita diversão. O evento contou com a colaboração da Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Assistência Social. Vários Secretários Municipais participaram do evento, como a Presidente da Câmara Vereadora Luciana Castanheira, o Vereador Idalmir Rodrigues, a Defensora Pública do NAECA, Alba Aline, e alguns representantes da Faculdade da Estácio-Castanhal.
O Aluno Igor Figueiredo, falou sobre o intuito do Projeto. “Nosso objetivo é realizar ações sociais que possam beneficiar pessoas carentes que tanto necessitam de ajuda. Essa é a primeira ação que estamos realizando e escolhemos o Centro de Acolhimento porque sabemos o quanto essas crianças precisam de atenção, afeto e carinho”, disse o acadêmico do curso de Direito.

Atualmente o CEAMCA cuida de 09 crianças de diferentes faixas etárias, mas o histórico deste espaço menciona em registro que desde o ano de 2000, aproximadamente 1.500 crianças já passaram pelo Centro de Acolhimento. “É um prazer enorme apoiar esse Projeto. Temos destacado bastante a importância de sermos insentivadores de ações como esta. Que este seja apenas o primeira de muitas parcerias que ainda virão”, destacou a Coordenadora e Professora do Curso de Direito da Estácio, Luciana Chaves. A cobertura musical ficou por conta da Cantora Thais Porpino, que também é aluna do Curso de Direito.
A Defenssoria Pública, acompanha de perto cada criança, estudando a possibilidade da reintegração familiar ou o procedimento de adoção. “Esse momento é um diferencial para eles, onde estão tendo a oportunidade de ter contato com mais pessoas, recebendo carinho de todos que estão participando desse ato. Portanto, estamos juntos nessa caminhada do bem”, Afirmou a Defensora, Alba Aline.

A Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luciana Castanheira, falou que é muito louvável esse momento onde se reúnem os 3 Poderes, o Executivo, Legislativo e Judiciário em favor dessas crianças que precisam de uma atenção especial. “Todos nós nesse momento estamos participando desse evento que tem um grande significado para esses pequeninos. E nosso olhar para o CEAMCA não é só nesse momento, estamos sempre dando o apoio necessário para que os mesmos possam viver da melhor forma possível”, ressaltou a Vereadora.

O Secretário de Assistência Social, José Carvalho, falou sobre o trabalho que o Centro realiza. “O CEAMCA oferece acolhimento para crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono e aqui buscamos cuidar e acompanhar cada um, da melhor forma possível”, disse Carvalho.
O Prefeito Pedro Coelho Filho, parabenizou a iniciativa dos envolvidos e recebeu uma placa dos estudantes com o registro da passagem do “Direito do Bem” pelo CEAMCA. O Prefeito ressaltou que a Assistência às crianças e adolescentes é algo que o Governo de Todos tem prezado. “Esse é um ato simples, mas de uma enorme relevância na vidas dessas crianças e adolescentes. Nossa missão é fazer com que todos eles se sintam de fato amados e protegidos para que futuramente possam ser Cidadãos do bem”, finalizou o Prefeito de Castanhal.

Por Natahalia Lann – Ascom.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.