RÁDIO MARGARIDA DIVULGA PROJETO MUNICÍPIOS VERDES EM CASTANHAL

1938

A apresentação da Rádio Margarida, na noite desta quinta-feira (19), aconteceu na Praça 12 Apóstolos, na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal. De uma forma divertida e interativa, os atores da Rádio Margarida apresentaram a importância do CAR – Cadastro Ambiental Rural para as propriedades de pequeno porte, uma das exigências para que uma cidade seja reconhecida como Município Verde.

Castanhal aderiu ao Projeto Municípios Verdes em março deste ano, mas para que receba o título de Município Verde, é necessário que atenda a 7 metas, sendo que a única restante para o município é obtenção de 80% das propriedades rurais cadastradas no CAR.
Segundo a SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Castanhal possui, atualmente, 54 mil hectares de áreas já estão cadastradas, correspondendo a 50% dos cadastros efetivados no CAR, de um total, aproximado, de 544 propriedades rurais, conforme afirmou Josiane Rocha, Coordenadora de Conservação de Áreas Verdes da SEMMA. E como o prazo para o cadastro foi estendido até maio de 2018, a meta deve ser atingida em breve. “Já estamos nos aproximando de nos tornarmos um Município Verde”, disse Josiane Rocha.

O trabalho de divulgação do Projeto Municípios Verdes e do CAR aconteceu ao longo da semana, nas agrovilas Iracema, Castelo Branco, Itaqui e Km 21, através de teatro, vídeos de animação e documentários apresentados pela Rádio Margarida. Os personagens interagem com o público e mostram porque os produtores devem cadastrar a propriedade, qual a importância do CAR e que benefício ele pode trazer para o município. “Estamos indo falar diretamente com o produtor, numa linguagem na qual ele se reconheça”, disse Eugênia Melo, Coordenadora da Rádio Margarida.

A campanha educativa dos Municípios Verdes está sendo realizada em Castanhal pelo Governo do Estado e Prefeitura de Castanhal, com o apoio da Emater. O Prefeito Pedro Coelho Filho acompanhou, atentamente, a apresentação teatral e em alguns momentos também interagiu com os atores. “Transformar Castanhal em um Município Verde é uma meta do nosso governo, porque a preservação da natureza, do meio ambiente, é a continuação da vida. E essas apresentações da Rádio Margaria fortalecessem nosso objetivo”, afirmou o Prefeito.

Por Eliene Souza -Ascom/Semed
Fotos: Wanderely Souza -Ascom.