SETEMBRO VERMELHO: ATIVIDADES FÍSICAS E TESTES MÉDICOS MARCARAM DIA NA ACADEMIA DO FONTE BOA

2996

A manhã desta terça-feira, 26, foi bem movimentada na Academia de Saúde “Benedito dos Santos Lopes”, localizada no bairro da Fonte Boa. Logo às 7 da manhã teve início à costumeira atividade física sob o comando da professora Roseni Oliveira, a Bibi, reunindo dezenas de mulheres de todas as idades, na quadra que fica defronte à academia. A atividade durou quase uma hora. E fez parte da programação Setembro Vermelho, organizado pela Coordenadoria de Promoção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA).

Meia horas depois dessa atividade, já dentro da academia, foi realizada uma ação na qual várias delas se submeteram ao aferimento da pressão arterial, teste de glicemia e ao teste rápido de HIV.

Logo em seguida foi a vez da fisioterapeuta Amália Bergamashi proferir importante palestra sobre o infarto. Uma equipe formada pelas enfermeiras Luana e France, e as agentes comunitárias de saúde Luciana, Joelma e Fátima ajudaram nos procedimentos para a realização dos testes.

Hoje cerca de 200 pessoas, a maioria mulheres, participam das atividades da Academia de Saúde do Fonte Boa. Incluindo, também, a programação destinada aos homens e a criação dos projetos Hip Hop Adolescentes, Carimbó dos Idosos e Qualidade de Vida Saudável. E a presença mais efetiva de profissionais como psicólogos e nutricionistas.

A maioria das que participam da programação semanal não faz segredo de que a academia teve uma participação efetiva na mudança de hábitos em suas vidas. “A gente vivia dentro de casa, lavando roupa, fazendo comida, cuidando de neto ou marido enchendo o saco”, brinca a aposentada Maria Helena Brito. “As dores sumiram perdi peso e a auto estima está lá em cima”, completa a artesã Cleide Pimenta.

A preparadora Bibi informou que a SESMA doou uma caixa amplificada para melhorar a comunicação durante as atividades. E que os recursos a serem arrecadados com o bingo que está sendo organizado para adquirir esse equipamento, agora serão utilizados na compra de camisetas para serem usadas nas atividades físicas.

Fonte: SESMA-ASCOM
FOTOS: SESMA