Valorização ao homem do campo Prefeitura de castanhal entrega sementes e mudas de açaí aos agricultores

As 70 mil mudas entregues na manhã de quinta-feira, 17, na secretaria municipal de agricultura, são do tipo Açaí Pai D’egua. Com a distribuição a Prefeitura totalizou 140 mil mudas entregues aos agricultores em apenas 4 anos.

O Açaí é uma cultura fundamental na fonte de renda para muitos agricultores da região. É um dos principais produtos essenciais da cadeia alimentar paraense. Além ser uma grande fonte de nossa economia.

O Prefeito Pedro Coelho Filho, Secretários e vereadores participaram da entrega.
Neste último lote de doação de mudas feito pela prefeitura de Castanhal, 230 famílias foram beneficiadas.

“Não é fácil recuperar um município destroçado, como nós pegamos. A secretaria municipal de agricultura não funcionava. Contratamos um quadro técnico para dar assistência aos produtores rurais e por isso conseguimos avançar. Em 4 anos de nossa gestão, demos apoio ao produtor, levando à zona rural máquinas, equipamentos, capacitações, assistência técnica, distribuímos mudas, distribuímos alevinos, preparamos mais de 8 mil tarefas agrícolas, entre roçagem e preparo do solo, escavamos mais de 200 tanques de peixes. E a emissão do CAR, totalmente gratuito para pequenos produtores. Serviços importantes feitos com recursos próprios da Prefeitura”, declarou o Prefeito Pedro Coelho Filho.

O Secretário Municipal de Agricultura, Francisco Carlos, ressaltou que avanços como a elaboração e implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS), e a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), foram outros grandes avanços conquistados na gestão do Prefeito Pedro Coelho Filho.

“O PMDRS garante a possibilidade de investimentos em políticas públicas para o home do campo. E esse trabalho que fizemos é para manter o homem no campo, pois sabemos de sua importância para produzir os alimentos que chegam em nossas mesas. Encerramos com a sensação do dever cumprido e espero que esses avanços que vieram, continuem. Pois hoje Castanhal tem uma secretaria de agricultura que funciona”, finalizou.

Fonte: ASCOM-PMC.