MACAPAZINHO CELEBRA 90° CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

3690

 

Mais uma vez a fé católica dos castanhalenses se manifestou, na manhã de ontem, durante o 90º Círio da centenária agrovila de Macapazinho, zona rural de Castanhal, que é realizado em duas etapas: a primeira, fluvial, pelo rio Apeú a partir da vila de Boa Vista, e a segunda, terrestre, logo depois da chegada a Macapazinho.

O evento religioso é o primeiro do calendário de uma série de romarias da Igreja Católica que acontecem por todo o nordeste paraense em homenagem à Padroeira dos Paraenses. E que culmina com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.

Este ano a festividade católica da agrovila contou com a parceria efetiva da Prefeitura de Castanhal. Ramais que levam àquela agrovila foram recuperados, assim como as ruas do centro de Macapazinho, a decoração e os fogos, tudo isso foi feito pela Prefeitura através de algumas de suas secretarias.

Os moradores da vila Boa Vista também estavam satisfeitos porque o acesso ao lugar foi restaurado e, mais importante ainda, a decoração da capela e a homenagem com fogos também foi bancada pela Prefeitura. Membro de uma família que já tem quase de 100 anos morando na vila, seu João Ribeiro da Silva disse que “Todos estão felizes e gratos pelo atendimento dos nossos pedidos para homenagear Nossa Senhora de Nazaré”.

O Prefeito Pedro Coelho Filho citou a importância que é de se festejar 90 anos de romaria. E que a fé em Nossa Senhora “Sempre nos ajuda a enfrentar essa crise, pensando mais em Deus. O caminho não está fácil e vivemos momentos de crise ética, de política desacreditada, mas apesar disso estamos todos avançando. Tenho fé de que coisas novas e boas estão a caminho para nosso município, para nosso País”, Disse. Este ano o tema da romaria foi “Maria, Mãe e Rainha de Nossas Famílias”.

De acordo com o Padre da Paróquia Cristo Rei, a fé dos devotos é sinal de proteção e graças alcançadas. “Invocando a poderosa proteção de Maria de Nazaré para que alcancem as nossas famílias os traços tão sublimes da Sagrada Família. Esperamos que Maria abençoe as famílias castanhalenses”, disse Padre Adriano, da paróquia Cristo Rei. Antes da saída da romaria fluvial, na vila Boa Vista, os romeiros participaram de uma celebração feita pelo Padre Adriano. Assim que chegou a Macapazinho, a imagem da santa foi colocada em um pequeno andor, dando início à breve romaria pelas ruas da comunidade, marcando o 90º Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Fonte: Ascom

Fotos: Wanderley Souza / Ney Marconde / Ivone Pimentel