Açaí: castanhal já reúne o maior Parque industrial em todo o estado

Município de uma privilegiada estratégia de logística, Castanhal vem gradativamente se tornando o porto seguro para dezenas de empresários ligados ao beneficiamento e exportação do açaí.

Hoje Castanhal já reúne, no Pará, a maior concentração de indústrias atuando nesse promissor mercado. Já passam de 25. E a tendência é que esse número cresça ainda mais e, consequentemente, a geração de mais empregos e renda em nosso município.

Essa evolução de um mercado cada vez mais competitivo, aliados às exigências dos compradores nacionais e internacionais, tem feito também com que essas indústrias estejam investindo forte na gestão da qualidade. Tanto no setor industrial quanto na qualificação da mão de obra.

Foi nesse sentido que a Prefeitura de Castanhal, através das Secretarias Agricultura, Saúde e de Indústria, Comércio e Serviço, (Semics), tem procurado auxiliar para que esses encaminhamentos ocorram de forma cada vez mais eficiente. Nossos agricultores receberam recentemente 14 mil mudas de açaí e mais 100 mil sementes do fruto. Já os batedores de Castanhal receberam treinamento e usam um selo credenciando a venda do açaí de qualidade. “Castanhal hoje é uma potência quando se trata do açaí.
O prefeito Pedro Coelho Filho está fortalecendo e valorizando essa cultura, para que o homem do campo possa ter mais qualidade de vida, através da produção e beneficiamento do açaí”, disse o Secretário de Agricultura, Francisco Carlos.

Em junho de 2018 a Semics já havia promovido reunião técnica com a presença de equipe de peso ligada à agricultura brasileira e ao agronegócio.
Na ocasião o objetivo maior foi o de traçar possíveis estratégias para atender o mercado de um país que, incontestavelmente, é hoje o lugar dos grandes negócios do mundo: a China. “Nosso açaí é referência e saboreado em todo mundo, daí a importância dessas reuniões técnicas.

Momento de fazermos reflexões sobre a oportunidade de negócios e alavancar a economia do município gerando mais empregos”, disse, a Secretária de Indústria e Comércio, Fátima Mariano.

É o Governo de Todos trabalhando em todas as áreas para continuar gerando mais empregos e renda para Castanhal.

Fotos: ASCOM-PMC.