Agrovila de Iracema Aniversaria e recebe a abertura da Campanha Novembro Azul

Para comemorar os 42 anos de existência da agrovila Iracema, a prefeitura de Castanhal realizou a abertura oficial da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata e do pênis. A agrovila é uma das maiores produtores de frutas e hortigranjeiros do nordeste paraense.

Foi o que ocorreu na manhã deste domingo, 4, no ginásio poliesportivo Maria de Lourdes Neves dos Santos, onde centenas de pessoas participaram de várias atividades esportivas e ainda ganharam lanche reforçado. Também foram oferecidos exames de pressão arterial e glicemia, dicas de como evitar contrair o câncer de próstata e dicas de higiene intima para os homens, para evitar o câncer de pênis. “O homem tem é medo de se submeter ao teste do toque retal. Precisamos acabar com essa besteira. Ver o exemplo da coragem das mulheres, que tem filhos”, afirmou o secretário de Saúde, Silvan Silva. Vários secretários municipais marcaram presença no evento.

Os moradores gostaram da programação que teve ainda atividades esportivas voltadas para as crianças, com a organização da secretaria de esportes. “Estou muito feliz em ver nossa agrovila receber atenção do governo municipal. E um evento de tão grande importância como esse vem beneficiar nos homens que muitas vezes temos medo de procurar orientação médica”, disse o morador José Ribamar.

Já o prefeito Pedro Coelho parabenizou os moradores de Iracema pelo aniversário da produtiva agrovila, e lembrou que, “Mesmo todos vivendo tempos difíceis, estamos avançando”. Em Iracema, por exemplo, já foram realizados vários serviços de terraplenagem, limpeza de ruas e instalação de tubos de concreto, a fim de evitar alagamentos durante o inverno.

Kamila Amorim, da Coordenadoria de Saúde da Mulher e do Homem, e Cleide Silva, da Coordenadoria de Promoção em Saúde informam que a campanha Novembro Azul vai estar presente durante todo este mês nas unidades de saúde de Castanhal espalhadas nas áreas urbana e rural.

Fonte: Ascom-PMC

Fotos: Wanderley Souza-Ascom.