Agrovila de Nazaré: Dia de Campo Festeja mais produtividade e rendimento da mandioca

Foi considerado bastante proveitoso o Dia de Campo ocorrido na manhã de sexta-feira, 6, na propriedade rural do senhor Marivaldo Silva, localizada na agrovila Nazaré.

O tema do evento, Fortalecimento da Mandiocultura, faz parte do projeto, tocado pela Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Semada), de alavancar a produtividade, no campo, e o rendimento, nas fábricas de farinha, desse alimento indispensável na mesa dos paraenses.

“Nosso principal objetivo é fixar nossos trabalhadores rurais no seu cotidiano de produzir alimentos para a população. Eles são nossa referência alimentar. E nossa missão é ajudar cada vez mais, como acontece agora, quando estamos vendo que o aumento da produção já é uma realidade. Parabéns as todos os produtores rurais de Castanhal”, festejou o prefeito Pedro Coelho Filho.

Sob a orientação do titular da Semada, Gilberto Medeiros, e de técnicos da secretaria, foi mostrado e avaliado aos produtores rurais presentes quatro cultivares de mandioca, em dois preparos diferentes de solo: o convencional, feito por meio de aração e gradagem, e outro através da novidade do dia de campo, conhecido por subsolagem, que atinge até 40 centímetros solo abaixo, permitindo que a raiz da mandioca se desenvolva mais e proporcione mais rendimento por hectare.

O resultado foi que dobrou essa produtividade de raízes e do rendimento na produção de farinha. Agora esse avanço deverá ser levado para todos os produtores rurais de Castanhal, começando pelos da agrovila Nazaré, através da sua associação de Moradores e Agricultores.

Fonte:ASCOM-PMC.
FOTOS:Wanderley Souza -Ascom.