Campanha de multivacinação na zona rural de castanhal foi considerada bem sucedida

1630

Foi considerada dentro das expectativas a campanha de multivacinação, para atualização de caderneta de vacinação, realizada por toda manhã e tarde do último sábado em 11 agrovilas de Castanhal, incluindo todos os ramais existentes na região daquelas áreas rurais. Os alvos da campanha foram crianças de até nove anos e adolescentes entre 10 a 14 anos. Uma campanha antecipada ajudou bastante para que os pais desses alvos os levassem para serem vacinados.
A escolha de um sábado para deslanchar a campanha foi para permitir que pais que trabalham a semana toda pudessem levar seus filhos aos postos de saúde.
Das 9h às 17h, estiveram abertos os postos das agrovilas de São Raimundo, Pacucuara, Francisco Corrêa, Iracema, Santa Teresinha, Bacabal, Macapazinho, Castelo Branco, Cupiúba, Três de Outubro e Nazaré.

Segundo Milena Santos, Coordenadora de Imunização da Sesma, para poder dinamizar a campanha nacional, que iniciará somente o dia 11 até o dia 22, o evento deste sábado da Secretaria de Saúde de Castanhal se antecipou indo à zona rural. Por ser bem mais próxima da zona urbana, a agrovila Calúcia será incluída na programação que inicia no próximo dia 11.

Além do atendimento nos postos de saúde, 10 equipes volantes (formada pelo vacinador, agente comunitário de saúde da área, orientador e motorista) foram criadas para percorrer os ramais. A Central de Imunobiológico da Sesma, no bairro do Milagre, foi o quartel-general da campanha.

O objetivo geral da campanha do Ministério da Saúde é resgatar os não vacinados, ou completar esquema de vacinação visando atualizar as cadernetas das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, de acordo com o calendário nacional de vacinação. Assim como oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo programa nacional de imunização.
Fonte: Ascom – PMC
Fotos: Ascom.