Castanhal receberá projeto de saúde visual através de uma ação social realizada por uma ONG de São Paulo

Na tarde dessa terça-feira,31/01, o vice-governador do Estado, Zequinha Marinho, esteve na Câmara Municipal de Castanhal para apresentar um projeto social realizado por uma organização não governamental, que disponibiliza a população consultas, exames e tratamento para os problemas visuais diagnosticados.

O evento contou com a presença de convidados, líderes comunitários e políticos da cidade. O programa “Saúde Visual”, que contempla a comunidade com atendimento oftalmológico gratuito, vem sendo realizado em vários municípios do nordeste paraense. O vice Governador abraçou essa causa através de uma solicitação da ONG comandada por empresários judeus cristãos, que hoje está presente em vários países do mundo. “Essa ação não é política e não tem caráter econômico. Apenas um trabalho social que vem melhorando a qualidade de vida do povo paraense”, afirmou Zequinha Marinho.

A “Semana de Saúde Visual”, com diagnóstico e tratamento oftalmológico, será realizada de 20 de fevereiro a 03 de março em Castanhal. A iniciativa agradou o secretário municipal de saúde, Silvan Silva, que garantiu durante a reunião, total apoio a realização da ação no município. Representantes da ONG que trará esse benefício para a cidade esclareceu que o projeto será dividido em três etapas. A primeira com palestras educativas, depois o diagnóstico e finalizando com o tratamento. Eles explicaram que por enquanto não será possível a realização de cirurgias, mas oito tipos de exames estarão disponíveis a população. “Isso já será o suficiente para ajudar quem hoje não tem condições financeiras de procurar um médico oftalmologista. O tratamento é caro prejudicando a saúde visual de grande parte dos paraenses”, alertou o Secretário de Saúde.

O prefeito Pedro Coelho também esteve na apresentação do projeto que já beneficiou mais de três mil pessoas no Estado. Ele reafirmou total apoio da gestão municipal para a realização da ação social na cidade. “Temos que abraçar iniciativas como essa porque sabemos das dificuldades da população quando precisa cuidar dos olhos. A catarata e o glaucoma vem fazendo vítimas que sofrem com precariedade do serviço público de saúde”, disse Pedro Coelho, que irá disponibilizar a infraestrutura adequada para a Semana de Saúde visual em Castanhal.

Por Rivan Jatene – Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.