Consórcio de Resíduos Sólidos realiza reunião com técnicos do estado

O Consórcio Intermunicipal para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios de Castanhal, Inhangapi, Santa Izabel, São Francisco e Santa Maria do Pará (Conscisss) realizou na manhã de segunda-feira, em Castanhal, uma reunião estratégica com técnicos de órgãos públicos estaduais convidados, a fim de prestar assessoria técnica para a sua implementação.

Participaram dessa reunião técnicos de saneamento da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), secretários, procuradores jurídicos e técnicos municipais.

Os prefeitos Pedro Coelho Filho, de Castanhal, e Egilásio Feitosa, de Inhangapi, estiveram presentes à reunião, que serviu para nivelar conhecimentos que possibilitem a melhor maneira e alternativa para se construir e monitorar esse enorme desafio. Fazer uma gestão competente para evitar situações como aterros sanitários de algumas cidades, que hoje enfrentam problemas gravíssimos decorrentes de uma operação inadequada.

A Técnica de gestão de infraestrutura da Sedop, a Dra. Roberta Andrade, explicou que nessa etapa de implantação de fato do consorcio serão construídos pequenos galpões de triagem em quatro municípios do Concisss e um regionalizado, em Castanhal. “Algumas propostas estão sendo analisadas, de viabilidade econômica e funcional. Acreditamos que dentro de duas semanas surja um projeto finalizado. Temos modelos mais modernos, mas a questão é que os recursos são limitados”, explicou Roberta.
Fotos: ASCOM-PMC.