FESTIVAL DE NEGÓCIOS: UMA VITRINE DE OPORTUNIDADES REÚNE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS DO NORDESTE PARAENSE

2025

O Festival de Negócios teve início nesta sexta-feira (29), na Praça da Catedral de Castanhal. A abertura do evento contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho, da Primeira Dama, Rosangela Mota, do Vice-prefeito, Landry Adelino, do Diretor Técnico do SEBRAE, Hugo Suenaga e da Diretora da Regional Guamá do SEBRAE, Gisele Freitas, além de secretários municipais.

O Festival de Negócios reúniu cerca de 50 micros e pequenas empresas da região, com o objetivo de gerar negócios, dar visibilidade a esses empreendimentos e buscar novos mercados.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Indústria e Comércio – SEMICS e SEBRAE Regional Guamá, e durante três dias reuniu em um só lugar uma exposição de produtos de empresas de Castanhal e outros municípios vizinhos, rodadas de negócios, capacitações, desfiles, atrações culturais e shows musicais. Também aconteceram durante os três dias de festival, as clínicas tecnológicas em Merchandising Visual – Vitrinismo e Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. E para quem foi apenas para se divertir os shows e a Praça de Alimentação foram as principais atrações.

Nos estandes, as empresas de artesanato, bijuterias, roupas, sapatos e alimentaçãoatraíram, também, a visitação de muitos consumidores. Entre elas, o Polo das Costureiras, um projeto que está apenas começando, mas que já colhe seus primeiros frutos.
Segundo Hedviges Ferreira, coordenadora e instrutora do Polo das Costureiras, o projeto teve início com o curso de corte e costura, ministrado durante o mês de setembro, através de uma parceria entre SEMIC e SENAR. O curso foi o primeiro passo para a formação de uma cooperativa. “Acreditamos que podemos ter lucro com nosso trabalho e futuramente receber encomendas”, disse.

A Secretária de Indústria e Comércio, Fátima Mariano, falou da importância dessa parceria entre Prefeitura de Castanhal e SEBRAE, para que o festival pudesse acontecer. “Essa é uma oportunidade para que as pequenas e micros empresas de Castanhal possam mostrar seu trabalho e assim, estamos cumprindo nossa missão de dar apoio a esses empreendimentos”, disse a secretária.

Segundo a Gerente do SEBRAE Regional Guamá, Gisele Freitas, o Festival de Negócios é uma importante oportunidade das micros e pequenas empresas alavancarem seus negócios. “o festival foi criado para que essas empresas tenham mercado e venham a ter mais rede de negócios, aumentando sua competitividade, já que as micros e pequenas empresas já somam cerca de 94% do mercado em Castanhal”, disse Gisele Freitas.

Para o Prefeito Pedro Coelho, a iniciativa de realizar um evento de negócios é muito importante na atual situação econômica do país. “Para o micro e pequeno empresário o Festival de Negócios é uma oportunidade de mostrar o seu produto e atrair o consumidor. Castanhal vem buscando alternativas para alavancar o comércio e gerar empregos, consequentemente rendas”, finalizou o Prefeito.

O Festival de Negócios se encerrou na segunda-feira (02), com a realização da Semana do Crédito, voltada para promover a aproximação entre empreendedores de micros e pequenas empresas da região e instituições de crédito e serviços financeiros. A ação faz parte da Semana Nacional do Crédito promovida pelo SEBRAE em todo o Brasil e a cidade de Castanhal foi escolhida para receber a programação, que conta com atendimento para consultorias de acesso ao crédito e palestras.
Por Eliene Souza – ASCOM

Fotos: Wanderley Souza- Ascom.