Mecanização na zona rural ajuda a fortalecer a agricultura familiar

“O que faltava mesmo era esse incentivo que estamos tendo agora, do governo do prefeito Pedro Coelho. A gente já estava numa situação difícil pra produzir. Mas agora estamos mais seguros sobre nosso futuro”, disse o agricultor José Meninéia que, aos 74 anos, conhece bem as dificuldades vividas por quem trabalha com agricultura.

A afirmação de Meninéia foi feita durante visita do Prefeito Pedro Coelho à agrovila Macapazinho, onde foi apresentada a frota de tratores que trabalham realizando o preparo do solo para pessoas que vivem da agricultura familiar.
Segundo Francisco Carlos, Secretário de Agricultura de Castanhal, no ano passado quase 700 famílias de 29 comunidades rurais foram beneficiadas com o preparo do solo realizado pelas máquinas da Secretaria, algo em torno de 2.200 tarefas. Hoje essa frota é composta por seis tratores agrícolas e a meta é trabalhar em pelo menos 4.000 tarefas, localizadas em aproximadamente 40 comunidades rurais.
“Uma situação bem diferente do início do atual governo, quando encontramos tratores sucateados, no cepo, sem rodas e sem peças. Nenhum trator estava funcionando e todos os implementos passaram por reforma”, afirmou Francisco.

“Sempre iremos incentivar e apoiar a agricultura familiar. É prioridade do nosso governo fazer o homem do campo se fixar na sua área e produzir alimentos para a cidade. Precisamos e vamos avançar juntos com a agricultura familiar, afirmou o prefeito.

O agricultor José Menineia ainda acrescentou que foi a primeira vez que um Prefeito foi à agrovila para conversar com os produtores rurais. “Estamos otimistas com esse apoio que estamos recebendo. É a primeira vez que um prefeito vem ver de perto a gente trabalhando. Ele (prefeito) incentivou muito a gente”, finalizou o agricultor.
Fonte: ASCOM-PMC.