O Projeto Açaí da Prefeitura continua certificando a qualidade do Açaí vendido em Castanhal

O Projeto Açaí foi desenvolvido pela Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Saúde, por meio Vigilância Sanitária do município, para garantir informação e capacitação de batedores de açaí.

A medida estabelece normas para o processamento do açaí, e certifica com um selo de qualificação fornecido pela Prefeitura, os batedores que seguem as regras, que são baseadas na legislação.

Quando foi disparado, em setembro, o Projeto proporcionou a capacitação de batedores de açaí de Castanhal. Vários deles já realizam o branqueamento do açaí, de acordo com as normas de segurança alimentar estabelecidas pela Prefeitura Municipal e, em pouco tempo, receberão o selo de qualificação.

O açaí requer muitos cuidados para a sua preparação e consumo, especialmente para prevenir a contaminação e transmissão de algumas moléstias graves, como a Doença de Chagas. Por isso, é indispensável que todos os batedores de açaí de Castanhal se adequem e sigam as normas de qualidade e higiene.

O Projeto Açaí prosseguirá com inspeções nos pontos de venda, além de orientações nas escolas. Os batedores que já realizam o branqueamento contarão com a liberação do selo, e certamente com a preferência da população, que poderá, inclusive, notificar irregularidades.

A Prefeitura de Castanhal trabalha para estabelecer um elevado padrão de qualidade para o açaí vendido e consumido em Castanhal, e assim, garantir segurança para a saúde dos consumidores.

Fonte:ASCOM-PMC.
Fotos:Wanderley Souza-PMC.