Políticas públicas para as mulheres é debatido em Castanhal

916

“Garantias e avanços dos direitos das mulheres: Democracia, respeito, diversidade e autonomia” foram temas em pauta na 3ª Conferência De Políticas Públicas Para As Mulheres, que acontece nos dias 07 e 08 de novembro no auditório da Semas.

A primeira-dama de Castanhal, Rosangela Mota, abriu o evento falando sobre o empoderamento das mulheres e sua inserção na sociedade. “A visão sobre a mulher já esteve ligada unicamente à realidade doméstica, mas hoje esse discurso não encontra mais tantos adeptos, pois a participação feminina na sociedade é crescente, e com isso, temos que buscar eliminar a opressão e submissão um dia imposta. É preciso conscientizar a sociedade e nós mulheres, de nossos direitos e sermos as protagonistas de mudanças na sociedade”, afirmou.

Na abertura dos trabalhos esteve presente a vereadora Luciana Castanheira, representando o Legislativo Municipal e a coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Jorge.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), tem o apoio da prefeitura de Castanhal, é direcionada a movimento de mulheres, secretarias municipais e movimentos sociais, cujo o objetivo é formular, coordenar e executar políticas públicas integradas e transversais para as mulheres, aprovar políticas públicas voltadas à população feminina, em todas as áreas, sempre com respeito às diversidades de faixa etária, cor/raça/etnia, orientação religiosa, opção política, classe social e espaço geográfico.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Ana Lima, a importância desses encontros é que as propostas debatidas serão encaminhadas para fazerem parte da conferência Estadual. “Buscamos apoio junto aos governos, movimentos sociais e da iniciativa privada, para desenvolver ações essenciais para os avanços das políticas públicas destinadas às mulheres, principalmente para a proteção das que sofrem violência doméstica e familiar”, destacou.

O evento encerra hoje com debates e palestras, ao final será realizada a votação das propostas, os encaminhamentos e as delegadas que irão representar o Município na conferência Estadual.

Fonte: ASCOM-PMC.
Fotos: ASCOM-PMC.