Prefeitos da região nordeste do estado reúnem com Caixa Econômica Federal para traçar o plano de desenvolvimento regional

Na tarde de quarta-feira, 8 de fevereiro, a Caixa Econômica Federal realizou a segunda reunião com prefeitos e representantes de seis municípios do nordeste paraense, para elaboração de um plano de desenvolvimento regional.

Essa iniciativa surgiu da gerência da CAIXA de Paragominas, que propôs essa troca de experiências entre gestores municipais para fortalecer a economia das cidades que fazem parte da rota da BR-010. “Uma nova postura de planejamento estratégico para combater principalmente a crise financeira que o país enfrenta nos últimos anos”, ressaltou o Secretário de Finanças de Castanhal, Karlan Caldeira.

Representantes do setor de habitação da Caixa Econômica aproveitaram a oportunidade para apresentar propostas de financiamento dentro do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. A agência traçou um diagnóstico do déficit habitacional no Pará e deixou claro que o momento é propício para o aquecimento do setor da construção civil com a geração de centenas de postos de trabalho no Estado. Entre todas as propostas, o projeto “Casa do Servidor” foi o que mais chamou a atenção dos prefeitos convidados para rodada de negócios. Em parceria com as prefeituras que garantem logística e facilidades para a viabilização do projeto, a Caixa Econômica libera recursos para a construção de casas populares para servidores municipais.

A palestra do Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins foi outro ponto importante do evento. Ele trouxe a experiência do município que há dez anos recebe um prêmio de qualidade e eficiência da merenda escolar através do Ministério da Educação. O prefeito deixou claro que o trabalho iniciado em 2003 foi fortalecido através de uma administração comprometida com a alimentação de milhares de alunos do município. Cuidados com o cardápio e principalmente com qualidade nutricional dos alimentos acabou gerando uma cadeia produtiva interligada com o homem do campo. “Hoje podemos afirmar que 40% dos produtos hortifrutigranjeiros produzidos em Paragominas são destinados ao programa de merenda escolar. Isso fortaleceu a agricultura familiar do nosso município”, comemora o Prefeito Paulo Tocantins, que garantiu com isso a geração de renda e criação de pequenos agronegócios.

O Prefeito de Castanhal, Pedro Coelho, elogiou a iniciativa da Caixa Econômica que vem proporcionando essa troca de experiências entre os gestores municipais e oferecendo com isso, serviços e financiamentos para aquecer a economia da região. Ele ficou bastante interessado no projeto “Casa do Servidor” com financiamento de imóveis para funcionários da prefeitura. Sobre a merenda escolar, mesmo antes de assumir a prefeitura, Pedro Coelho já tinha procurado o prefeito de Paragominas para buscar alternativas e garantir com isso eficiência e qualidade do programa. “Não é fácil administrar uma prefeitura, mas com essa união de forças podemos avançar. Temos que ter acima de tudo coragem e transparência”, finalizou o Prefeito de Castanhal.

Por Rivan Jatene – Ascom
Fotos: Wanderley Souza-Ascom