Prefeitura de Castanhal lança o Projeto “Café com Arte”

“Você aceita uma história?” pergunta a criança com um livro nas mãos. Dessa forma, os contadores de história do Projeto Vagalume se aproximam das pessoas e compartilham com elas momentos de leitura. E foi assim, que eles se apresentaram durante o lançamento do Projeto “Café com Arte”, realizado na última sexta-feira (09), na Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

O evento contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho e do Secretário de Educação, Prof. Adriano Silva. O prefeito pode participar da contação de histórias feita pelas crianças do Vagalume. Três Bibliotecas Vagalumes das comunidades de São Pedro, Cupiúba e Boa Vista montaram espaços temáticos que podiam ser utilizados pelos visitantes.

Segundo Josiane Nascimento, assessora do Núcleo da Educação no Campo – NEC e Edwin Luigi, da Coordenadoria de Recursos Humanos, idealizadores do “Café com Arte”, o projeto tem o objetivo de humanizar as relações no ambiente de trabalho, tirando os servidores da rotina e encantando-os através da literatura. “O Café com Arte é um projeto pioneiro que está dando o primeiro passo hoje, trazendo as bibliotecas Vagalume para dentro do espaço da Semed e quebrando, assim, a rotina do trabalho”, enfatizaram os coordenadores do projeto.

O Secretário de Educação disse ter ficado encantado com o “Café com Arte” desde que ele era apenas uma ideia. “Nossa intenção é estender esse projeto para outras secretarias, levando esta ação para que outros servidores possam ser encantados por essa experiência literária, e as crianças também possam ter esse contato com o funcionamento e a estrutura da Prefeitura”, disse o Prof. Adriano Silva.

O Prefeito Pedro Coelho Filho reafirmou o compromisso da Prefeitura em apoiar a execução de projetos de incentivo à leitura dentro da Rede Municipal de Ensino. “Projetos como o Vagalume e o Café com Arte incentivam as crianças a se apaixonarem pela leitura e por sua importância no desenvolvimento delas, merecem todo nosso apoio”, finalizou o Prefeito.

Fonte: Ascom-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.