Prefeitura entrega o cadastro ambiental rural aos agricultores da comunidade salgado grande

Na manhã desta segunda-feira, 27, a prefeitura de Castanhal por meio da secretária municipal de Meio Ambiente entregou 58 registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR), para produtores da comunidade Salgado Grande, localizado no quilometro 04 da Rodovia Castanhal/Terra Alta.

A programação que faz parte de uma série de eventos em comemoração ao aniversário da cidade contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho. “O Cadastro Ambiental Rural é muito importante para essas famílias. Além da legalidade, o documento favorece aos pequenos agricultores a possibilidade de acesso ao crédito”, ressaltou o prefeito.

Na comunidade Salgado Grande, residem 114 famílias que desenvolvem a atividade de agricultura de subsistência, com plantio de hortas, mandioca e criação de animais de pequeno porte. Os agricultores agradeceram o prefeito Pedro Coelho Filho, pela iniciativa de ajudar a comunidade.

“O Cadastro Ambiental Rural traz segurança e favorece a nossa permanência na terra. Queremos agradecer o prefeito também por mandar as máquinas para abrir os ramais e o apoio da secretaria de Agricultura que vem dando suporte para nós ”, disse o presidente da comunidade Márcio Brilhante.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Anteriormente este registro era feito somente pelo Iterpa, e a partir de 2017, a prefeitura por meio da secretaria municipal de meio Ambiente, pode se habilitar após qualificar seus técnicos.
“Estamos avançando no Cadastro Ambiental Rural. Em breve alcançaremos a meta de 80% de área registrada. Então receber o credenciamento como municípios verdes, atraindo mais recursos para nossa cidade”, afirmou a secretária municipal de meio Ambiente, Lúcia Porpino.

Participaram da entrega do CAR, a Presidente do IPMC, Fátima Conceição, o Secretário Municipal de Agricultura, Francisco Carlos, o Subprefeito do Jaderlândia, Heraldo Caxiado e o chefe da Defesa Civil, Cel. Bastos.
Fotos: ASCOM-PMC.