Prefeitura realiza campanha de vacinação contra o sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo em Castanhal começou na segunda-feira, 10, e vai até o dia 13 de março.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade, residentes da zona urbana e rural.

O programa do Ministério da Saúde é voltado às pessoas que ainda não foram vacinadas e as que perderam suas carteiras de vacinação e não tem como comprovar que tomaram as doses.

A vacina está disponível ainda para crianças que completaram 6 meses de idade com a dose “D”. A segunda dose para as que completarem 1 ano, e a terceira dose para as crianças de 1 ano e 3 meses de idade. Adolescentes sem cartão de vacina também devem ser vacinados.

A Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Milena Santos, orienta as pessoas com até 29 anos de idade, que tomou apenas a primeira dose, retornem aos postos para tomar a segunda dose. E as com idade entre 39 a 49 anos, para tomar a dose única. “A vacina está disponível durante todo o ano nos postos de saúde. Estamos com uma grande equipe nos postos empenhada em atender toda a população castanhalense”, afirmou a coordenadora.

Para tomar a vacina as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima, portando sua carteira de vacinação, cartão SUS ou CPF.

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus gravemente contagioso que merece bastante atenção. O Brasil, apesar de ter recebido um certificado da eliminação da doença em 2016, voltou a registrar casos em 2018.

O vírus é transmitido de maneira direta por meio de gotículas respiratórias que são eliminadas pelo doente ao espirrar, tossir e falar. A forma de se prevenir do sarampo é por meio da vacinação.