Profissionais da SEMMA recebem curso de capacitação técnica

2205

Na manhã de terça-feira, 01 de agosto, aconteceu no auditório da SEMAS o curso de capacitação dos profissionais das Secretarias de Meio Ambiente do Pólo Rio Guamá, que além de Castanhal abrange os municípios de Colares, Curuçá, Igarapé-Açu, Magalhães Barata, dentre outros. O curso é de iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e será ministrado por representantes da SEMMA de Belém e se estenderá por 3 dias.

A capacitação é resultado dos investimentos em tecnologia de monitoramento e ferramentas de gestão a fim de aperfeiçoar a gestão ambiental e a governança territorial. Instrumentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Regularização Ambiental (PRA), e Portal do Simples Ambiental. Acompanhados por uma política de transparência, têm permitido o acompanhamento das ações ambientais e o fortalecimento do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SESIMA), por meio da gestão compartilhada entre Estado e município.
Cristiano Rocha, que é representante da Secretaria da SEMMA de Belém e palestrante, falou sobre a finalidade da capacitação. ‘’Nosso objetivo é trazer aos municípios o fortalecimento da gestão ambiental compartilhada, através desse treinamento que inclui as três ferramentas; CAR, PRA e o Processo Simplificado de Licenciamento. Sabemos que esses documentos são fundamentais, o CAR, por exemplo, é um dos pré-requisitos para o licenciamento e trás uma série de benefícios ao produtor rural, dentre eles a possibilidade de ter a suspensão de multas ambientais, de modo a dar uma identidade maior aos proprietários de terras podendo ter acesso a créditos bancários e outros pontos positivos’’, ressaltou Cristiano Rocha.

A Secretária de Meio Ambiente de Castanhal, Lúcia Porpipo, disse que o município só tem a ganhar a partir desta capacitação e que tudo isso representa avanço. ‘’Esse treinamento trará vários benefícios e um deles é a desburocratização do licenciamento ambiental. Com o aumento do número de propriedades rurais legalizadas teremos o fortalecimento da gestão, e é sempre importante investir na capacitação dos nossos colaboradores e profissionais para que estes se tornem cada vez melhor, de modo a contribuir com o desenvolvimento ambiental’’, finalizou a Secretária da SEMMA, Lúcia Porpino.

Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderely Souza –Ascom.