Secretária de Educação do estado reúne com representantes da educação de Castanhal

A Prefeitura de Castanhal, através da equipe da Secretaria Municipal de Educação, esteve em reunião com a Secretária de Educação do Estado, Ana Cláudia Hage. A pauta da reunião foi a busca por mais recursos para o transporte escolar.

Representantes de dez municípios levaram as demandas do setor para a Secretária Estadual.
Após a reunião ampliada a representante da Seduc ouviu as reivindicações da equipe da Semed/Castanhal e recebeu um documento atualizado sobre as despesas com o transporte dos estudantes da rede pública estadual de Castanhal, que hoje é de responsabilidade da Semed.

Atualmente a administração municipal – através de um convênio com o Estado – recebe pelo transporte de 1.056 alunos. Esse dado é de 2016. Em 2017 o censo identificou 1.514 alunos estaduais, mas o número também é considerado defasado e a Prefeitura tem dados de que transporta cerca de 2 mil alunos estaduais. Essa diferença entre o que transporta e o que recebe gera um custeio a mais nas finanças do município.

O Secretário de Educação em Exercício de Castanhal, Mateus Moraes, enfatizou a disposição e o interesse, da Secretaria Municipal de Educação, em continuar o convênio, mas ressaltou a necessidade urgente de atualização do quantitativo para evitar que o município continue arcando com uma parte representativa do custeio do transporte escolar.
Além do Secretário Municipal, participaram da reunião o Coordenador da Merenda Escolar, André Reis e o Coordenador de Juventude, Jonatas Oliveira.

Fonte:ASCOM-PMC