SEMAS realiza I Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil

Na manhã de segunda-feira, 12, a Secretaria de Assistência Social através da Proteção Social Especial, promoveu em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do CREAS, o I Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento aconteceu no auditório da SEMAS e teve por objetivo discutir o tema ‘’CHEGA DE TRABALHO INFANTIL’’.

Estiveram presentes no local, o Chefe de Gabinete Paulo Henrique, a Secretária de Indústria e Comércio Fátima Mariano, o Secretário de Agricultura Gilberto Medeiros, o Secretário de Educação Adriano Silva, Defensora da NAECA, Alba Aline e a Primeira Dama do Município, Rosângela Mota.
O Fórum contou com a colaboração de vários parceiros, dentre eles a faculdade Estácio de Castanhal que disponibilizou profissionais da área social para realizar palestras sobre assuntos relevantes no âmbito social. ‘’Infelizmente ainda é bastante comum a gente ver crianças em situação de risco e hoje se discute ações estratégicas para amenizar este problema, essa é a nossa missão neste momento’’, ressaltou, Marise Lima, Coordenadora de Ações Estratégicas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).

Além de profissionais da área social de vários municípios o evento foi aberto a toda a sociedade civil de Castanhal. A Coordenadora de Proteção Social Especial, Edirema Marialva, disse que essa temática está sendo trabalhada cada vez mais no município com intuito de combater essa prática que na maioria das vezes afasta a criança do seu convívio familiar. ‘’Não podemos ser omissos com relação a essa triste realidade que ainda se faz presente no mundo todo, que é o trabalho infantil, por este motivo nós temos trabalhado bastante no sentido de discutimos meios de aplicação eficaz das políticas públicas que possam atender as necessidades das nossas crianças e adolescentes’’, afirmou a Coordenadora.

O Fórum vem para resguardar os Direitos das crianças e adolescentes previstos no ECA. O Secretário de Assistência Social de Castanhal, José Carvalho, ressaltou a importância da realização do I Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. ‘’Vale frisar que nossa a intenção não é simplesmente focar no ato de punir a prática de violação dos Direitos das Crianças e de adolescentes, mas sim planejar e encontrar métodos que possam dar mais oportunidades para essas crianças. Então esse evento nos ajudará a fomentar ainda mais as políticas que desenvolvemos através dos CRAS E CREAS, que estão distribuídos nos bairros de Castanhal e nada melhor do que ouvir a sociedade e é claro cumprir com as leis estabelecidas na nossa Constituição Federal”, finalizou o Secretário.

Por Nathalia Lann -Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.